Vereadores do município de Araguainha se reuniram com o deputado Estadual Ezequiel Fonseca (PP) para tratar da suspensão do Programa do governo Estadual MT Integrado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O vereador Valdivino Rodrigues (PPS) ressaltou que está há mais de 20 anos espera pela realização da pavimentação da rodovia MT-100 que liga o município de Alto Araguaia a Araguaiana. “Precisamos do apoio e intervenção do deputado Ezequiel no TCE para que não deixe que prossiga a interrupção do andamento da obra,”.
Conforme o vereador Luiz Claudio de Souza (PPS), a ação do Tribunal está trazendo grandes prejuízos para os municípios que sonham com o desenvolvimento da região a partir da realização do programa que pretende pavimentar 2 mil quilômetros de rodovias em todo Estado para retirar do isolamento dezenas de municípios, que serão interligados por pavimentação asfáltica.
Durante a reunião, o deputado Ezequiel criticou a paralisação da obra. Segundo ele, é importante que haja fiscalização no processo, mas sem a interrupção, tendo em vista que atitude frustrou toda a comunidade da região. “O programa foi aprovado pela Assembléia para levar desenvolvimento para todo Mato Grosso, principalmente para as regiões mais sofridas como é o caso do Araguaia”, avaliou.
O programa MT Integrado foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) e visa garantir desenvolvimento econômico e social de municípios. Os recursos totalizam mais de R$ 1,5 bilhão, cujo empréstimo junto ao BNDES foi autorizado por lei aprovada na Assembléia Legislativa.
Desde o dia 20 de março, 14 concorrências públicas foram suspensas por terem sido identificadas pelo TCE-MT diversas falhas. A medida cautelar foi adotada após representação interna proposta por auditores da Secretaria de Controle externo do órgão.