Este é mais um grande passo que o governo do estado e a Secretaria de Infra-Estrutura esta tomando. Isto mostra que o governador quer ver o desenvolvimento de Mato Grosso. Esta foi a expressão do vice-presidente da AL, deputado Dilceu Dal’ Bosco ao participar da cerimônia de assinatura do pacote de obras estaduais de 2007, realizado no último dia 18, no Palácio do Paiaguás. O titulado “Pacotão”, o programa contemplou, neste primeiro momento, pavimentação asfáltica e manutenção de rodovias, pavimentação de vias urbanas, construção de pontes até a construção de ginásios de esportes e de casas.
Foi assinado o convênio de pavimentação de 50 km da MT-208, trecho da BR-163 a Terra Nova do Norte e Nova Guarita; pavimentação de 70 km da MT-388, trecho Campos de Júlio/ Nova Lacerda; pavimentação de 12 km da MT-240, entroncamento da BR-158 em direção a MT-414; 45km da MT-423, União do Sul/Cláudia; 43km da MT-225, entre Feliz Natal e Vera; pavimentação de 12 km da MT-388, Sapezal a Alto Sapezal; 8km da MT-246, entre Barra do Bugres a Distrito de Nova Fernandópolis. Além da implantação da praça de pedágio na MT-235, trecho Nova Mutum/Santa Rita do Trivelato; construção de duas pontes de concreto sobre o Rio 12 de outubro, com 15m, Rio Celeste, com 25m, as duas no Distrito de Boa Esperança, no município de Sorriso, na MT-140.
Em seu discurso, Maggi comentou, que as estradas não servem apenas para transportar gado, soja ou algodão, mais sim, para que os jovens possam estudar. “E para que os compadres e as comadres possam os visitar no final de semana”, comentou. As obras estão orçadas em R$ 217 milhões e vão ser realizadas com 100% de recursos do Fethab. Caso tenha que transferir 30% dos recursos do fundo para os municípios, as obras serão paralisadas imediatamente.
O prefeito de Feliz Natal Manoel Sales, que foi contemplado com a assinatura do convênio da MT-225, que interliga Feliz Natal e Vera, diz que a pavimentação trará ao município um avanço econômico, conforto e melhoria de qualidade de vida. “A maior dificuldade nossa é a condição de nossa estrada que é de chão. Com a pavimentação estaremos facilitando o transporte da economia do município”, enfatizou. Manoel disse que o próximo será o contato com a empreiteira para fazer o serviço de topografia para agilizar a obra.
A prefeitura de Cláudia não teve a mesma sorte. Segundo o prefeito de Cláudia Altamir Kurten, não será possível pavimentar 45 km da MT-423, devido às condições econômicas do município. “Estaremos pavimentando de pelo menos 11 km este ano. Com certeza que esta extensão vai trazer esperança para a população de Cláudia”, comentou. “A nossa região norte foi muito contemplada com o pacotão. Isso mostra que o governo tem acompanhado as dificuldades e limitações da região”, expressou Dilceu observando que mesmo passando por momentos de crise o governo quer fazer a diferença.
Apoio – Aproveitando a ocasião da assinatura do ‘pacotão de obras’, vereadores e prefeitos de União do Sul, Cláudia e Feliz Natal, estiveram reunidos com secretário-adjunto da Sinfra Alexandre Corrêa, para reforçar algumas reivindicações solicitadas pelo parlamentar Dilceu e também pelos gestores dos municípios. Na pauta estava a agilidade para a construção da ponte sobre o Rio Tartaruga, localizado no município entre os municípios de Vera e Feliz Natal e alternativas de fiscalização para os caminhões carregados com madeira.
Segundo Alexandre, a equipe vai analisar e verificar as solicitações. Com relação à construção da ponte sobre o Rio Tartaruga terá início dentro de 40 dias.
AL/FF