Na próxima segunda-feira (17/05), os cirurgiões dentistas iniciam a realização dos exames bucais em residências da Capital. Conforme exigência do Ministério da Saúde, os cirurgiões dentistas devem percorrer as casas para realizar exames e preencher questionários de avaliação que servirão como mapa de monitoramento da Saúde bucal da população cuiabana.
“A participação da população é importante para o diagnóstico de Cuiabá”, frisou o responsável pela capacitação dos dentistas José de Figueiredo.
A coordenadora da Saúde Bucal de Cuiabá, Silvia de Albuquerque Siqueira, informou que os profissionais participaram, no PSF do Ribeirão da Ponte da “calibragem”, ou seja, o treinamento de capacitação dos dentistas para atender os pacientes conforme o protocolo exigido pelo Ministério.
Os responsáveis pela capacitação em Cuiabá são os dois cirurgiões dentistas José de Figueiredo e Cíntia Simões. Segundo Cíntia, um grupo de 30 profissionais que estão sendo treinados para fazer as visitas às residências. A expectativa é que 1.500 pessoas participem e recebam o diagnóstico precoce do exame.
O grupo que será avaliado na amostra inclui pessoas com idade de 05 a 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.
Os indicadores objetivos da pesquisa vão avaliar desde casos de cáries, doenças periodentais ( na gengiva), necessidade de prótese, oclusão (necessidade do aparelho), traumatismo até as fluorezes (manchas nos dentes).
Para o dentista José de Figueiredo a recusa dos moradores pode dificultar o trabalho. “Podemos voltar à uma residência três vezes, mas isso demanda tempo e dificulta o nosso trabalho”.