quinta-feira, 07/11/2024
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Delegacia Virtual registra mais de 12 mil ocorrências em 2010

Facilidade de acesso, linguagem fácil e tempo de resposta rápido. Três itens que têm contribuído para aumentar a procura pelo serviço de registro de boletim de ocorrência da Delegacia Virtual, da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Nos primeiros sete meses de 2010 (janeiro a julho), a unidade recebeu 12.444 acessos ao site: www.delegaciavirtual@policiacivil.mt.gov.br.

Quase dez mil usuários (9.777) tiveram os boletins validados pela equipe da Virtual. Outros 2.667 registros apresentaram informações insuficientes no preenchimento dos campos e por conta disso não foram validados. Em todo o ano de 2009, a Delegacia Virtual recebeu 17.718 acessos, com 14.117 ocorrências validadas.

Dados de janeiro a julho deste ano, apontam que a maior procura pelo serviço tem sido para comunicar perda ou extravio de documentos, com 5.241 registros e em segundo lugar o furto/extravio de celular, com 305 ocorrências. A Delegacia Virtual também recebe notificações de desaparecimentos de pessoas, localização de pessoas, furto/extravio de placa de veículo e denúncias. As notificações são para casos em que não houver violência física ou grave ameaça.

A média de registro mensal é de 1.400 ocorrências, total de pessoas que optaram pelo atendimento virtual e deixaram de comparecer a uma delegacia física. A supervisora da Delegacia Virtual, investigadora Benedita Maria Vasco Reis, explicou que o usuário precisa tomar alguns cuidados na hora de preencher os campos, principalmente estar atento para não esquecer de informar o contato, com telefone e e-mail. “É feita uma checagem dos dados e quando a ocorrência não é convalidada. A resposta vai por e-mail com orientação para procurar uma delegacia”, disse.

De acordo com a investigadora, quando há erros no preenchimento o servidor entra em contato via telefone com a pessoa e informa o erro. “Para que não tenha que ir a uma delegacia”, complementa.

Todas as ocorrências são analisadas e validadas em até quatro horas. Em média, a maioria das respostas é encaminhada em 20 minutos. A vítima recebe uma cópia do boletim de ocorrência via e-mail, validado pelo técnico responsável pela triagem e análise da ocorrência. Uma via do boletim vai também para a delegacia mais próxima do local do fato ou para a unidade especializada no delito, objetivando dar continuidade ao procedimento.

O diretor metropolitano Marcos Veloso informou que um estudo está em andamento para melhorar o software da Delegacia Virtual e assim possibilitar a inclusão de outros delitos na comunicação pela internet, a exemplo do furto de toca CD de carro e hidrômetro.

O Boletim de Ocorrência gerado pela Delegacia Virtual tem o mesmo valor jurídico dos boletins confeccionados nas delegacias físicas. O serviço está disponível para toda a população de Mato Grosso que venha a precisar.

Para falar com a Delegacia Virtual o telefone da base fixa é o 3901-4834, instalada na Central de Ocorrências, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) – Cuiabá.

Assessoria/PJC-MT

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Parmenas Alt
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