O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Polo Del Nero, rebateu as críticas recentes à fórmula do seu Estadual e lembrou que os clubes aprovaram quase que por unanimidade o regulamento do Paulista-2011.
Corinthians e Santos abrem quartas do Paulista no sábado
“Os clubes foram favoráveis ao campeonato em outubro. Não há o que discutir agora. O regulamento foi aprovado por unanimidade, só um clube não gostou muito. Todos aceitaram e acharam sensacional”, disse ele após a reunião que definiu as datas das quartas de final.
Del Nero já ressaltou que o Paulista do ano que vem repetirá a criticada fórmula deste ano, que prevê 19 rodadas na fase de classificação e mata-mata nas quartas e nas semifinais com jogo único.
“A gente está sempre aberto a manifestações. Os clubes podem se manifestar no conselho técnico, mas somos obrigados por lei a fazer dois campeonatos iguais. É como manda o Estatuto do Torcedor”, afirmou o dirigente.
Del Nero defendeu o mata-mata em jogo único sem prorrogação e sem vantagem do empate, algo que dará mais “emoção”, segundo ele.
“Você acha que algum time quer ir para os pênaltis? Vão ser 90 minutos em busca do resultado [nas quartas]. Não será como em outras disputas, em que, às vezes, o time se poupa no primeiro jogo pensando no segundo.”
O presidente da FPF se mostrou ontem revoltado com a frase do técnico do São Paulo, Paulo César Carpegiani, que disse, após garantir a primeira posição anteontem, que os autores do regulamento tinham brincado de boneca até os 30 anos.
“Não respondo a esse tipo de agressão. Ele [Carpegiani] foi infeliz. Não vou denunciá-lo, mas o procurador do TJD pode fazer isso””, disse ele.
Del Nero não mostrou a mesma irritação com atletas que criticaram a fórmula do torneio. Apenas deu um conselho para os jogadores.
“O regulamento não foi imposto, não foi determinado. Quem critica agora não sabe o que se passou lá atrás. Sugiro aos jogadores que estão reclamando que conversem com os representantes de seus clubes”, disse.
F.Com