A Defesa Civil Estadual divulgoua situação geral em que se encontram o nível de cheia dos rios do Estado. As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de acumulado de chuva com expressivas trovoadas em áreas isoladas no sul do Estado, no dia de hoje. Isso significa que os níveis desses rios podem mudar a qualquer momento nas regiões incidentes.
O monitoramento fluviométrico realizado às 7h indica que o índice da Cota de Alerta para os municípios de Cuiabá, Rosário Oeste, Barão de Melgaço, ainda não foi atingido no rio Cuiabá, com exceção de Santo Antonio do Leverger.
Na cidade de Cáceres o rio Paraguai se encontra na cota de alerta com o nível em 5,30m, seu limite máximo, a fim de evitar transbordo e enchente, no domingo (14) o nível da água estava em 4,95m.
O rio Araguaia não apresenta risco de transbordamento, em Barra do Garças, nessa segunda-feira o nível do rio estava em 3,96m, hoje reduziu para 3,68m. A cota de alerta do Araguaia é 6 metros. Em São Felix do Araguaia, ontem o rio estava com 7m, hoje com 6,93 paara uma cota de alerta de 8,55m.
Foram três municípios que decretaram situação de emergência. Comodoro apresentou erosão, ocorrida em 29 de dezembro do ano passado. Em 4 de janeiro desse ano o processo foi homologado pelo Governo do Estado e encaminhado para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, e aguarda reconhecimento.
Peixoto de Azevedo apresentou enchentes e inundações graduais, ocorridas em 14 de janeiro desse ano. Em 20 de janeiro o processo foi homologado pelo Governo do Estado e encaminhado para Secretaria Nacional de Defesa Civil, está em análise para fim de reconhecimento.
Barra do Bugres apresentou enxurradas e inundações bruscas, a situação de emergência para a Defesa Civil que encaminhou uma equipe no local para realizar uma vistoria na localidade e prestar apoio ao município na confecção de documentos.
SECOM-MT