As defesas civis de 14 estados e do Distrito Federal receberam hoje alertas para a ocorrência de chuva forte.
Os alertas foram enviados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, e também pedem que a população seja orientada para evitar áreas de alagamento e locais sem proteção contra raios e ventos fortes, além dos morros e encostas, onde há risco de deslizamento de terra e pedras.
Com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo (Cptec), a Secretaria alerta para chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, hoje sexta-feira (12).
Uma nova frente fria também deverá provocar chuva no oeste e centro do Rio Grande do Sul; no oeste, meio-oeste e planalto sul de Santa Catarina; e no oeste, sudoeste e centro do Paraná.
Na região Centro-Oeste, de acordo com os alertas, as chuvas deverão continuar em Mato Grosso, no centro-leste de Goiás, incluindo o Distrito Federal; e Mato Grosso do Sul.
O risco de chuva forte persiste na região Nordeste até amanhã, no centro-sul do Maranhão e no sul do Piauí; e no oeste e centro-sul da Bahia. E na região Norte, acrescentam os alertas da Secretaria, poderão ocorrer chuvas de forte intensidade até amanhã, principalmente nos períodos da tarde e da noite.
AB