Para que a pessoa seja vacinada, a Prefeitura exige o cadastro para organizar a fila e o encaminhamento para os pontos de vacinação. A imunização só é feita com a apresentação de um QR Code, na hora da aplicação. Esse código será enviado para o cidadão ou mesmo entregue pessoalmente pela Defensoria Pública, caso a pessoa tenha dificuldades em fazer uso da imagem digital.
O atendimento funcionará de segunda-feira à sexta-feira, das 12h às 18h, e estará sob a coordenação da Secretaria Executiva da Instituição. A defensora pública que chefia a unidade, Luziane Castro, afirma que a decisão de oferecer o serviço foi tomada ao levar em consideração as dificuldades econômicas e de manipulação de tecnologias pelo público do órgão.
Dois celulares receberão ligações à cobrar, ligações normais, mensagens de texto e imagens para atender cidadãos de Cuiabá, com dificuldade de acesso à internet e dificuldades no preenchimento de cadastros, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
A partir desta terça-feira (13/4) idosos, quilombolas, povos tradicionais e outros grupos que têm prioridade para receber a vacina contra a Covid-19, em Cuiabá, terão ajuda da Defensoria Pública de Mato Grosso para fazer o cadastro no site da Prefeitura e entrar na fila pelo imunizante.
O órgão colocou dois números de celulares à disposição do cidadão que não tem acesso à internet ou que tem dificuldades para preencher cadastros. E os dois aparelhos estão aptos a receber ligações à cobrar e normais; áudios, fotos e mensagens de texto, para que, a partir dessas informações, o interessado tenha o seu cadastro feito e acompanhado, até que ele receba o produto.
O novo serviço será viabilizado por duas equipes de servidores da Defensoria Pública, responsáveis em receber as informações e encaminhá-las para os colegas que incluirão os dados no site “Cadastro Vacina Cuiabá”. Além do cadastro, os servidores também acompanharão todo o processo de agendamento, definição de data, local e hora da vacinação e repassarão as informações para quem procurar a ajuda do órgão.
“A Defensoria Pública existe para atender pessoas vulneráveis, em situação de fragilidade, que podem não ter um filho, um neto ou alguém para os ajudar. A nossa preocupação é com aqueles idosos que têm dificuldades em acessar aplicativos, páginas de internet, que não conseguem preencher cadastros sozinhos. E também com aqueles que não têm internet, crédito para celular, mas que querem e precisam da vacina. Foi pensando nesse público que criamos esse serviço”, explicou Luziane.
Os números de telefones para aqueles que precisam de ajuda para fazer o cadastro são os: (065) 99810-5578 e (065) 99811-2417. Para falar com os servidores, o cidadão pode mandar áudio, mensagem de texto ou ligar. Caso não tenha créditos, a Defensoria Pública receberá chamadas a cobrar em ambos os números.