sábado, 05/10/2024
InícioCidadeDefensoria Pública atenderá no primeiro Multiação de 2019, próximo sábado, em Várzea...

Defensoria Pública atenderá no primeiro Multiação de 2019, próximo sábado, em Várzea Grande

O primeiro Multiação de 2019 será no bairro Jardim Itororó, em Várzea Grande, no sábado (16/3), a partir das 8h. A população da região terá acesso a 36 tipos de serviços nas áreas de saúde, educação, estética, assistência social, assistência psicológica, entre eles, a jurídica, a ser feita pela Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT).

A Instituição é parceira do evento, organizado pelo Sistema Federação das Indústrias (Fiemt), desde o ano passado, e nesta edição, atenderá com duas defensoras públicas e suas equipes para tirar dúvidas, dar orientações, iniciar ações e emitir declaração de isenção para que pessoas carentes consigam confeccionar segunda via de documentos, de forma gratuita.

O assessor institucional da Fiemt, José Carlos Dorte, informa que o projeto Multiação entra no seu sexto ano em 2019 e lembra que a iniciativa começou como uma forma do empresariado contribuir, com ações pontuais, levando solução de problemas até o cidadão mais pobre de Cuiabá e Várzea Grande.

“Apesar dos impostos que pagamos e que são geridos pelo Governo, queríamos atuar prestando algum tipo de serviço direto às populações carentes, porque sabemos que as demandas são grandes e até, invencíveis, principalmente na área de saúde. E com esse projeto, por meio do voluntariado de vários profissionais, conseguimos formatar um modelo que é um sucesso ao longo desses cinco anos. Com ele, chegamos até quem precisa. Não resolvemos o problema, mas levamos um alento”, avalia.

Ele lembra que nesse período, 415 mil pessoas de Cuiabá e Várzea Grande foram atendidas, tendo algumas delas, a possibilidade de fazer consultas médicas com um clínico geral, além de realizar, no mesmo local, exames como de Raio-X e Ultrassom. Dorte afirma que ali começa o trabalho, mas que as pessoas são acompanhadas e encaminhadas para exames, dos mais complexos aos mais simples, e posteriormente retornam para a consulta e o tratamento.

“O nosso carro chefe é a saúde, as pessoas querem serviços médicos, exames, consultas, tratamento. No Mutirão começamos a atender e para os casos mais graves, encaminhamos para o Sistema Único de Saúde (SUS), nos mais simples, para o Centro Universitário Cândido Rondon (UniRondon), onde 40 consultórios funcionam de segunda à sexta-feira e nos dão esse suporte”.

Dorte reforça que o evento é da iniciativa privada, mas que no ano passado, abriu uma exceção para o atendimento da Defensoria Pública, depois que conheceu o trabalho feito no Balcão da Cidadania. “As pessoas precisam muito de orientação e serviços jurídicos e ao conhecer o trabalho da Instituição ali, verificamos que vocês fazem um Multiação por dia. Diante da dificuldade que o carente tem de acessar esses serviços e do papel da Defensoria na vida dessas pessoas, decidimos abrir essa exceção”.

Do Multiação no bairro Jardim Itororó participarão as defensoras que atuam na Coordenadoria de Ações Comunitárias (CAC), Corina Pissato e Claudinéia Santos de Queiroz. Durante o Multiação, caso as pessoas portem toda a documentação necessária, poderão iniciar processos de divórcio, solicitação de pensão alimentícia, investigação de paternidade, registro civil e várias outras medidas nas áreas cível e criminal.

Mutirão Ouvidoria – No sábado (9/3), a DPMT em parceria com a Ouvidoria Externa do órgão e a Associação dos Moradores do Bairro Altos da Serra, em Cuiabá, fez seu primeiro mutirão do ano, para atender aos moradores das 8h até o 12h, no Centro Comunitário do bairro.

A iniciativa integrou a agenda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e dela participaram as defensoras públicas que atuam nas Varas de Família e Defesa da Mulher, Liseane Peres de Toledo e Maila Aletéa Ourives. O defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz e o primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges de Freitas, participaram da abertura do evento.

Naquela manhã, 65 pessoas foram atendidas com orientações, encaminhamentos, emissão de declaração para emissão gratuita de segunda via de documentos, entre outros. “A Defensoria Pública é uma das principais portas de acesso à Justiça para as pessoas carentes e ir até elas será a principal função desses mutirões. Na sexta-feira (15/3) teremos outro, com a rede de Ouvidorias, na praça da República, no Centro de Cuiabá”, informa o ouvidor-geral da DPMT, Cristiano Preza.

Márcia Oliveira

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

catorze − 13 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes