A decoração natalina da Prefeitura de Cuiabá em praças e rotatórias das principais avenidas está se transformando em atração noturna. Em alguns pontos como no trevo de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, na Avenida Miguel Sutil(Perimetral) e no acesso ao bairro Tijucal, cruzamentos das Avenidas Fernando Correa da Costa(BR-363) e Archimedes Pereira Lima(estrada do Moinho), as luzes destacam o colorido dos tecidos, flores e frutos das árvores gigantescas.
Em outros locais, entre os quais Praça Alencastro, Praça do Museu do Morro da Caixa D”Água Velha, trevo do bairro Santa Rosa(avenidas Miguel Sutil e Lava Pés), Praça Santos Dumont, trevo das avenidas Miguel Sutil e Barão de Melgaço, as árvores e luzes estão sendo instaladas.
Essa decoração tem como base uma proposta desenvolvida pela presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento (IPDU) e primeira dama, arquiteta e urbanista Adriana Bussiki Figueiredo Santos. A estrutura metálica das árvores está sendo revestida com chitão colorido, o tecido usado nas roupas dos dançarinos e cantores das danças típicas cuiabanas como siriri e cururu. Já as tradicionais bolas foram substituídas por folhagens, flores, frutas como maçã, e laranja, cuja matéria-prima são as garrafas pet de dois ou mais litros descartadas em residências e eventos festivos.
Durante mais de dois meses, voluntários e servidores das unidades e projetos sociais da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano(Smasdh) trabalharam na produção de 35.900 peças, em especial folhagens, frutos, luminárias e peças específicas(coloridas em vermelho) para confecção de bonecos que simbolizam o Papai Noel. O projeto aproveitou 70 mil garrafas plásticas que seriam jogadas o lixo e, quem sabe, nas ruas e córregos da cidade.