O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande informa que a campanha de renegociação de dívida de contas em atraso vai se estender até dezembro. Com índice de 45% de inadimplência – considerada alta pelo Departamento -, o DAE está oferecendo ainda 50% de desconto ao consumidor que queira quitar a dívida à vista e 20% de desconto para quem optar por parcelar o saldo devedor em até 36 meses.
O gerente comercial do DAE, José Dílson Almeida, ressalta que a campanha de corte e ação contra ligação clandestina, o tradicional “gato”, visam também diminuir o índice de 45% de inadimplência.
Segundo ele, essas ações têm por finalidade restabelecer o relacionamento comercial entre a instituição e o consumidor ilegal, aquele que consume água sem querer desembolsar pelo seu uso.
De acordo com José Dílson, dos casos descobertos pela ação contra ligações irregulares em centenas de residências de Várzea Grande, todas as notificações serão encaminhadas para a Delegacia Regional da Polícia Civil para que o infrator responda o processo por furto de água.
Segundo o gerente comercial do DAE, “furto de água é caso de polícia”. Inclusive, a equipe responsável pelo trabalho contra ligações clandestinas é acompanhada por uma guarnição da Polícia Militar, a fim de evitar que algum funcionário do DAE seja agredido pelo infrator. Conforme o DAE é comum o registro de casos de violência quando um agente descobre gambiarras na rede de distribuição de água.
José Dílson ressalta que 45% da inadimplência está vinculada diretamente às milhares de ligações clandestinas que existem na cidade. Isto é, sem que o consumo de água na residência passe pelo registro. O gerente destaca que independentemente das facilidades para quitação dos débitos, as ações para coibir as ligações clandestinas vão continuar na cidade.