Emocionada , Marcolina Alves da Silva, 73 anos, integrante da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapada dos Guimarães, superou mais uma etapa para a realização de seu grande sonho, que é garantir o funcionamento da cooperativa de pequenos produtores rurais para a comercialização de frangos produzidos no município.
Ao lado de amigos e familiares, ela acompanhou, na comunidade Água Fria, a certificação de 78 alunos no curso de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores em Associativismo e Cooperativismo. O curso foi uma exigência do Programa Regional Sustentável na agricultura familiar, desenvolvido pelo Banco do Brasil.
A qualificação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), e a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Passagem da Lagoa. “Estamos com o projeto da cooperativa pronto, mas para a liberação do recurso algumas exigências terão que ser cumpridas”, explicou Marcolina Alves da Silva.
“Esta parceria é mais uma demonstração de que o trabalho em conjunto é a saída mais plausível para o desenvolvimento de atividades produtivas. Além de atendermos a uma demanda real por qualificação, o curso oferecido pelo Governo do Estado possibilitará novas perspectivas de renda para grupo”, ressaltou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro.
Até o momento, 85 famílias estão registradas no Banco do Brasil para integrarem a referida cooperativa. “Esta foi a saída que encontramos para superarmos as dificuldades de transporte e comercialização do nosso produto. Esse projeto começou a ser delineado em 2006 e agora estamos cada mais perto da realização desse sonho”, disse.
CURSO: O curso de formação inicial e continuada de trabalhadores em Associativismo e Cooperativismo foi coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). A capacitação teve a carga horária de 40 horas e aconteceu nas próprias comunidades. Foram atendidas famílias que residem nas localidades Cabeceira do Madeira, Fazenda Nova, Praia Rica e Água Fria.
Além dos conceitos relacionados ao cooperativismo e associativismo, os participantes receberam noções sobre relações humanas, ética e cidadania, empreendedorismo, segurança no trabalho, cultura Afro-Brasileira, educação previdenciária e meio ambiente.
Da Redação/Assessoria
F:OlharDireto