Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontaram a Agropecuária como a atividade campeã na geração de postos de trabalho formais em Mato Grosso no mês de fevereiro. Com 2.135 empregos celetistas, o setor assumiu a liderança nas contratações e demonstrou a força econômica do segmento para a economia do Estado.
A vocação agrícola de Mato Grosso foi um dos fatores determinantes para que o Governo do Estado investisse em ações que pudessem gerar oportunidades econômicas no campo. Foi assim que surgiu o Projeto Parceria Rural Agricultura, ação responsável pela qualificação de mais de nove mil trabalhadores mato-grossenses.
A temporada 2013 do projeto inicia esta semana com o Curso de Operador de Máquinas Agrícolas no município de Sorriso, entre os dias 23 de abril a 08 de maio. Durante este período, mais de 120 alunos terão aulas práticas e teóricas em tratores e colheitadeiras de grãos.
Os alunos aprendem a operar e dar manutenção correta da máquina, evitando assim um desgaste precoce do equipamento. Além disso, os 20 alunos que mais se destacam no curso participam do módulo especial para aprender sobre o funcionamento do GPS, tecnologia que impôs um novo ritmo de produção agrícola.
“Inserção social e, sobretudo, geração de emprego e renda. Tudo isso nós encontramos no Projeto Parceria Rural Agricultura, uma parceria entre Governo do Estado e grandes empresas do setor, como a Case New Holland, a Basf e a Jonh Deer. O projeto tem apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e as prefeituras municipais”, disse a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa.
O curso será ministrado no Auditório Flor de Soja, no Shopping Sorriso e no Sindicato Rural do município. Mais informações podem ser obtidas no telefone 65 3613-5719.