A organização do Cursinho Comunitário da Prefeitura de Cuiabá – CuiabáVest – espera 10 mil inscrições até o dia 16 de fevereiro, último dia de prazo. Desde que foi lançado, no dia 11 de dezembro do ano passado, o processo seletivo já registrou 2 mil cadastros. As provas acontecem no dia 25 de fevereiro, das 8 às 12 horas, em sete locais pólos da cidade. O resultado será divulgado no dia 9 de março, as aulas começam no dia 12. Para esse ano, estão disponíveis 2.250 vagas.
Segundo o diretor da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), Sérgio Cintra, para evitar qualquer tipo de interferência humana na avaliação, todo processo será feito a partir de leitura ótica, similar ao que acontece no vestibular. As 50 questões do exame estão relacionadas à lógica e interpretação de texto. “Não vamos pedir nenhum conhecimento prévio do Ensino Médio ao candidato, apenas raciocínio”.
Além da prova, os concorrentes passarão por uma análise das informações socioeconômicas, como idade, renda familiar per capita, se mora em casa alugada e/ou é portador de algum tipo de deficiência, etapa que equivale 150 pontos. “A classificação depende da somatória entre as duas notas”, esclarece Cintra.
As 2.250 vagas desse ano serão distribuídas em nove turmas, sendo uma delas matutina e as demais noturnas. No início do projeto, em 2005, foram oferecidas 750 vagas no cursinho, cerca de 490 prestaram o exame, das quais 46 foram aprovados. Já no ano passado, entre os 1,5 mil alunos, 843 se submeteram ao vestibular, sendo que 181 conseguiram aprovação, cerca de 120 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Inscrição – Para fazer, é necessário ir até uma das instituições cadastradas para as aulas, pagar uma taxa de R$ 10 e levar um quilo de alimento não perecível, de segunda a sexta-feira, das 16 às 20 horas. Entre os documentos exigidos estão fotocópias da Carteira de Identidade (RG), comprovante de residência e atestado de escolaridade (conclusão ou em conclusão).
As instituições cadastradas são: Centro Comunitário Novo Terceiro, Obra Kolping (CPA 3), Centro Comunitário Tijucal, sede Regional Sul (Coxipó), Escola Delmira Figueredo (Pedregal), Paróquia Santa Rita (Centro, com duas turmas à noite e uma no período da manhã) e Funec (no cruzamento entre as avenidas CPA e Mato Grosso, Centro).
O curso – Iniciativa inédita no país, conta com 40 professores de diversas áreas que atuam nos melhores colégios da Capital. As aulas acontecem das 19 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. No sábado, das 15 às 18 horas, e no domingo, das 8 às 11 horas. Uma vez por ano, é realizado ainda o “madrugadão”, evento que reúne os estudantes para um intensivo das 19 horas às 7 horas do dia seguinte. Outro destaque é o material didático. Com índice de 90% de aprovação pelos estudantes, o projeto poderá se estender para o resto do Estado, a partir de aulas telepresenciais. Antes é preciso as prefeituras se cadastrarem.
Contato na Funec: 3025-7950/51