Estamos nos aproximando da Black Friday deste ano, que vai acontecer no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês, como já é tradição. Para 2020 a grande promoção levanta diversas expectativas para o comércio, especialmente para um ano em que o setor foi afetado duramente pela pandemia do coronavírus.
Com a intenção de buscar algumas informações de como o consumidor irá se comportar em relação às promoções da black Friday deste ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) realizou uma pesquisa através do seu núcleo de inteligência de mercado e constatou que 54% estão pretendendo realizar gastos na black Friday, já 08% ainda não sabem, sendo ainda que 60,6% não pretendem antecipar as compras de natal e 30,9% pretendem adiantar a aquisição dos presentes, já 8,5% ainda não sabem.
Sobre o local preferido para fazer essas compras nos dias da black Friday, 70,6% preferem ir na loja física, 15,7% preferem comprar direto no site das marcas, 5,9% devem comprar pelos aplicativos das lojas, 5,9% preferem sites de comparação de preço e 2,0% através das redes sociais .
Em relação aos produtos mais desejados para a compra na black Friday, roupas e calçados estão na preferência do consumidor cuiabano com 41,8%, seguido de eletrodomésticos com 20,5%, celulares, smartphones e produtos de informática com 9,0%, móveis em geral com 6,6%, TVs e aparelhos som e afins com 6,6%, entre outros.
Entre os que irão comprar neste período de promoção a maioria pretende gastar mais de 3 mil reais (9,7%), de 2 a 3 mil (7,5%), de 1 a 2 mil (16,1%), de 800 a 1 mil (10,8%), de 600 a 800 reais (1,1%), de 400 a 600 (24,7%), de 200 a 400 reais (12,9%), até 200 reais (12,9%), sendo que 44,3% ainda não definiram um valor para os gastos.
De acordo com o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, a estimativa de aumento nas vendas deste ano é de aproximadamente 6% para as lojas físicas e de 19% para o mercado eletrônico quando comparado com 2019. “As expectativas são muito boas, lembrando que trata-se da décima primeira edição da Black Friday no Brasil, no início era totalmente on-line, mas hoje já consolidada no calendário do brasileiro, tornou-se uma das principais datas de vendas do varejo, inclusive com a adesão em massa de lojas físicas. A pesquisa demonstra que muitos cuiabanos estão deixando para comprar produtos com ticket mais elevado neste período de promoções, com destaque para eletrodomésticos, smartphone, eletrônicos e produtos de informática, porém roupas e calçados assim como ocorre na maioria de outros períodos promocionais, continuam tendo o melhor índice de vendas”, disse.
SOBRE A PESQUISA
A pesquisa foi realizada entre os dias 03 e 13 de novembro, sendo entrevistadas 150 pessoas nos principais pontos comerciais da capital. A idade dos entrevistados é em média de 34 anos, sendo que 37,3% foram do sexo masculino e 62,7% do sexo feminino.
A escolaridade dos entrevistados eram de 8,1% do ensino fundamental, 54,1% ensino médio, 31,8% com ensino superior e 6,1% com pós-graduação.