Os partidos que terão candidatos a prefeito e vereador devem realizar até hoje as convenções para indicar os nomes que concorrerão às eleições deste ano.
Cuiabá deve ter, pelo menos, quatro candidatos a prefeito este ano. Neste domingo, mais dois candidatos a prefeito foram homologados pelos partidos na capital. Hoje, mais um deve ser oficializado como candidato à Prefeitura de Cuiabá.
Wilson Santos
Em uma convenção realizada neste domingo, o PSDB de Cuiabá oficializou a candidatura de Wilson Santos à reeleição. A convenção do diretório municipal foi na Associação dos Delegados de Polícia (Andepol). O PSDB se aliou ao PTB, que indicou o deputado estadual Chico Galindo na chapa como candidato a vice-prefeito.
Em apoio a Wilson Santos estão também outros 12 partidos na mesma coligação: PDT, PTS, PV, PTN, PRB, PRTB, PMN, PSL, PC DO B, PT DO B, PRP e PSDC. A aliança completa deve lançar cerca de 200 candidatos a vereador da capital.
Walter Rabello
O Partido Progressista (PP) homologou os candidatos e siglas aliadas para a eleição deste ano. Walter Rabello é o candidato do partido a prefeito de Cuiabá, homologado na convenção do diretório municipal realizada neste domingo no ginásio Dom Aquino, em Cuiabá.
O PP se aliou ao DEM na disputa pela prefeitura, que indicou a candidata a vice-prefeita. Será Ana Rita Maciel. A convenção do DEM foi na sede do partido na capital e o Democratas aprovou também 26 candidatos aos cargos de vereador da capital, já que na disputa proporcional o DEM decidiu não fazer coligação.
O PHS também apoiará o candidato Walter Rabello (PP) e participa da aliança majoritária juntamente com o DEM. O PHS homologou as candidaturas para o cargo de vereador da capital com 21 candidatos. Na proporcional, o PHS decidiu não fazer aliança.
Valtenir Pereira
O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) também deve ser oficializado hoje como candidato a prefeito de Cuiabá. A convenção municipal do PSB será nesta segunda-feira, às 19h, no auditório do colégio Liceu Cuiabano. Valtenir chegou a ser convidado por Wilson Santos para compor a chapa como candidato a vice junto ao PSDB. O deputado federal recusou o convite e, juntamente com o partido, decidiu sair como candidato próprio do PSB.
Mauro Mendes
O Partido da República (PR) oficializou o nome do empresário Mauro Mendes à Prefeitura da capital. A convenção do PR foi realizada no domingo passado no bairro Pedra 90. O candidato a vice-prefeito ainda não foi definido, já que o partido aguardava uma definição do PT, que pretendia lançar a ex-deputada estadual Vera Araújo na chapa. Já o PMDB optou por não lançar candidatura própria.
Prazo
O prazo para realizar convenções termina nesta segunda-feira, dia 30 de junho. Os partidos e coligações que pretendem concorrer às eleições municipais de outubro terão até o dia 5 de julho, sábado, para apresentarem em cartório o requerimento de registro dos candidatos aos cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito. É possível, como ocorreu nas últimas eleições, que partidos de menor representatividade lancem, no último momento, candidato a prefeito.
C/TVCA