Como equilibrar o grande volume de informações que as pessoas gerenciam diariamente com as metas no trabalho e a busca por qualidade de vida? A meditação mindfulness tem recebido destaque no meio acadêmico porque permite, a partir de rápidos exercícios diários, que o indivíduo volte sua atenção para o momento presente, silenciando pensamentos, ouvindo o que o corpo diz e abrindo-se às emoções.
O Espaço Pulsar, centro de yoga e meditação de Cuiabá, realiza a partir de maio a terceira edição do curso de Formação em Mindulness, que, além de ensinar os alunos a praticarem, qualifica-os para serem instrutores. “É uma rara oportunidade de você investir no seu bem-estar pessoal aprendendo uma nova atividade profissional”, observa Wilma Ferreira, organizadora do curso.
O curso será realizado no Hotel Delmond, em Cuiabá, e a programação, certificada pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é dividida em oito módulos. “As aulas ocorrem sempre aos finais de semana, para permitir conciliar com as atividades profissionais”, informa Wilma. O primeiro módulo será nos dias 18 e 19 de maio e as inscrições ainda estão abertas.
As aulas de formação são ministradas por Katya Stubing, Silvia Maria Arcuri e Tamara Russel. Katya é mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP, especializada em Psicologia e detentora do grau de doutora em acupuntura pela World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS). Somando mais de 25 anos de experiência na prática da meditação, Katya conduz pesquisas sobre espiritualidade e saúde, e coordena projetos em que aplica mindfulness em pacientes com transtornos mentais.
Já Silvia é médica psiquiatra do IPq/USP especializada em Neurociência. Tem Ph.D. em Psiquiatria: Esquizofrenia, Cognição e IRMf – Institute of Psychiatry (IOP), Kings College, University of London (UL) e fez pós-doutorado em psicose e eletrofisiologia na mesma instituição. Tamara Russel é psicóloga, especialista em Mindfulness, mestre em Neurociências e doutora pelo Departamento de Psicologia do Instituto de Psiquiatria (IoP) do Kings College London.
“Foi um divisor de águas para mim, porque pude não só conhecer e vivenciar a prática de mindfulness como aprender sua base científica. Hoje, indico fortemente para pacientes, amigos e familiares. Acredito muito nos benefícios da prática regular, pois sinto na pele: tenho mais tranquilidade, concentração e foco quando pratico regularmente”, observa Taísa Moschini, psicóloga e neuropsicóloga de 37 anos.
Eny Socorro de Souza, servidora pública de 51 anos, não apenas adotou os exercícios cotidianos de mindfulness. Hoje, desenvolve um projeto levando a prática da meditação para o órgão público em que trabalha, com sessões semanais. “O ponto alto do curso foi entender que a mente está a meu serviço, e não o contrário. As aulas foram essenciais para eu me conectar com a paz interior, e hoje indico para todos que desejam se conhecer e aprender a lidar com ansiedade e depressão”, comenta.
As inscrições ainda podem ser feitas mediante contato com Wilma Ferreira, pelo telefone (65) 9 9607-9642 ou pelo e-mail pulsarokidoyoga@gmail.com.