Cuiabá Fashion acontece nesta quarta feira com exposição de peças antigas da alta costura
Hospital do Câncer e Pestalozzi de VG serão contemplados com a renda do evento, que terá exposição de peças raras, como vestido de noiva dos anos 60.
Os profissionais de moda que marcaram época serão homenageados Com o slogan ´A Moda é ser Solidário´, a 5ª edição do desfile de modas Cuiabá Fashion será nesta quarta feira a partir das 20:00 horas e promete reunir glamour e solidariedade, no Centro de Eventos da Famato.
A novidade deste ano é o resgate da moda mato-grossense com homenagens aos profissionais que contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento do setor no estado. Tanto que haverá uma exposição com peças raras, como vestidos de noiva confeccionados há 30 anos pelas costureiras Zezita Reche e Maria Vieira Aguiar, além de outras peças de renomados estilistas que marcaram época.
Como acontecem todos os anos, a renda será revertida para entidades filantrópicas. Desta vez, o Hospital do Câncer e à Associação Pestalozzi de Várzea Grande serão os contemplados. O convite do Cuiabá Fashion custa R$ 80, com direito a buffet Leila Maluf. Para adquirir ligue: 3901-6518.
“Vamos homenagear pessoas que impulsionaram a moda em Mato Grosso. Faremos um retrô interessante porque moda é cultura e vamos mostrar isso no Cuiabá Fashion”, informou a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva. Para ela, é possível conciliar moda e solidariedade mostrando à sociedade as tendências da estação e, ainda, ajudando no desenvolvimento dos trabalhos dessas entidades.
Os recursos doados para o Hospital do Câncer de Cuiabá vão ajudar na compra de um mamógrafo. O aparelho é usado no diagnóstico e prevenção do câncer de mama e custa em torno de R$ 400 mil. A outra parte dos recursos para a aquisição desse equipamento, foi garantida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) por meio de emendas parlamentares.
“Sem a ajuda da Sala da Mulher não teríamos condições de comprar o mamógrafo. Esse aparelho é fundamental porque permite o diagnóstico precoce do câncer de mama”, explicou a presidente do Hospital do Câncer, radioterapeuta Maria Elisabeth Meurer. Ela garante que com esse exame 98% das mulheres que possuem a doença têm chances de cura.
Outro alerta feito pela radioterapeuta é que a incidência dessa doença cresce cada vez mais. “De cada 10 mulheres, uma terá o câncer de mama. A faixa etária, que antes era mais comum a partir dos 50 anos, agora é verificada em mulheres com 40 anos. As questões genética, hormonal e o estresse são os fatores que provocam a doença”.
Pestalozzi – Com 220 alunos com deficiência mental múltipla, a Associação Pestalozzi de Várzea Grande vai investir o dinheiro do desfile na construção de três salas de aulas para oficina pedagógica e um refeitório. A entidade atende das 7 às 17 horas. Lá, os alunos aprendem escolarização; frente de caixa (empacotador) e oficinas de artes manuais.
“A obra está orçada em 90 mil reais e vai melhorar o espaço físico e o refeitório da associação. Assim, nossos alunos terão mais conforto para aprender”, comemorou a coordenadora da Pestalozzi, Sebastiana Almeida Souza.