A meta é vacinar cerca de 45.300 pessoas nesta etapa
A Prefeitura de Cuiabá dará início à segunda fase da Campanha Nacional contra Influenza nesta quinta-feira (23) em todos os postos de Saúde da capital. Por conta das estratégias delineadas nacionalmente contra o novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde alterou o público alvo a ser beneficiado nesta etapa de vacinação.
Desta forma, até 09 de maio serão imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Em todo Brasil a meta é imunizar 13 milhões de pessoas. Em Cuiabá este público representa pouco mais 46.300.
De acordo com a diretora de Atenção Básica, Miriam Naschenweng, a exemplo das demais fases, o governo federal fará a distribuição das doses por lotes. Para este início, a capital mato-grossense recebeu 16 mil.
“A Campanha, que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada nacionalmente como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus. Com isso, estamos recebendo as doses por lotes. À medida que eles chegarem realizaremos a distribuição e as estratégias de vacinação até concluirmos a campanha”, explicou Naschenweng.
Ainda segundo a diretora, para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde fará ações extra muros, imunizando os profissionais do 44°, 13° e 9° Batalhão do Exército da Polícia Federal, SINPOL, DERF, Comando Geral e Sindicato caminhoneiros ‘in loco’.
MAIS FASES
A 3ª fase que acontecerá de 09 a 22/05 imunizará professores de escolas publicas e privadas crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas e adultos de 55 a 59 anos.
A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.