Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)
A capital mato-grossense está no caminho para alcançar as metas de fornecimento de água e esgotamento sanitário estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico quase uma década antes do prazo. A cidade conta atualmente com 81% de cobertura de esgoto e está focada em atingir 91% até 2024. Em relação ao fornecimento de água, 98,1% da cidade já está contemplada. De acordo com as metas definidas pela Lei Federal 14.026/2020, o país deverá fornecer água para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90%, até 2033.
Os investimentos em saneamento básico renderam dois prêmios para Cuiabá. Nesta semana, a gestão Emanuel Pinheiro foi premiada na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, na 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG, do Instituto Trata Brasil (ITB). Em novembro de 2022, Cuiabá já havia recebido um prêmio da mesma instituição, por ter sido a capital brasileira com a melhor média de investimento anual em saneamento básico por habitante.
“Cuiabá está se transformando em uma referência em saneamento básico. Sabemos o real valor desta iniciativa para a nossa cidade e por isso a priorizamos. Fico muito feliz em fazer parte deste momento histórico para as famílias cuiabanas. Uma cidade bem saneada atrai investimentos, gera mais oportunidades e dignidade para sua gente. Temos essa convicção e seguiremos nos dedicando à universalização do saneamento, pelo bem da presente e futuras gerações. Promovemos uma verdadeira revolução subterrânea, o que traduz nosso respeito à população, saúde e ao meio ambiente”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) demonstram que em 2022 Cuiabá estava em 55º no ranking do saneamento no Brasil e em 2023 passou para 32º no mesmo ranking. Entre 2022 e 2023, Cuiabá foi o município que mais subiu no ranking do saneamento, com 23 posições. “Os avanços de Cuiabá em saneamento básico são resultado de um conjunto de fatores, incluindo a gestão eficiente dos recursos hídricos, a implantação de novas redes de coleta e tratamento de esgoto e a conscientização da população sobre a importância do saneamento”, comentou o prefeito.
O progresso na infraestrutura sanitária em Cuiabá tem um impacto positivo na saúde pública, na qualidade de vida da população e na preservação do meio ambiente. O saneamento básico ajuda a prevenir doenças, melhora a qualidade da água, reduz a poluição e contribui para a conservação dos recursos hídricos.
“Os grandes avanços em saneamento básico de Cuiabá são um exemplo para outras cidades brasileiras. Os excelentes resultados que conseguimos obter comprovam que é possível alcançar as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico com planejamento, gestão eficiente e participação da população”, concluiu Pinheiro.