Durante a II Conferência Nacional de Cultura, que ocorreu em Cuiabá este mês, a Prefeitura Municipal aderiu ao Sistema Nacional de Cultura e poderá receber recursos através de convênios federais para o setor. Durante a conferência, 12 delegados foram eleitos para representar a cidade na Conferência Nacional, que ocorre em Brasília, no final de setembro.
Mais de 300 pessoas participaram das discussões e elegeram as principais necessidades do setor. Os itens apontados serão levados à Brasília no encontro nacional.
“Foi uma ótima oportunidade para que produtores e artistas pudessem debater e trazer à tona a realidade da cultura em Cuiabá. A Conferência Nacional será a ocasião para conversar e detalhar como os recursos federais devem ser aplicados no setor”, explicou o secretário de Cultura de Cuiabá, Marcus Fabrício dos Santos.
O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo José Córdula Teixeira, participou da Conferência Municipal e elogiou o fato de que a Prefeitura de Cuiabá tenha aberto diálogo com um setor tão importante para a economia da cidade.
“Além da conscientização da própria gestão, vemos que os produtores culturais e os próprios artistas perceberam que têm acesso a novas possibilidades e recursos com o Sistema Nacional de Cultura. O fato de a Prefeitura ter aderido ao sistema mostra a boa vontade com o setor, que é um dos mais importantes em qualquer cidade brasileira”, afirmou Américo Teixeira.
Nesta terça-feira (13), o secretário de Cultura, Marcus Fabrício, viajará à Brasília, onde participará de um encontro com representes das outras onze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 para discutir o programa “Cultura na Copa”. O programa federal é uma nova ferramenta para investimentos no setor da cultura.