sexta-feira, 03/01/2025
InícioPolíticaCrusoé: a interferência de Janja na Secom na mira da Câmara

Crusoé: a interferência de Janja na Secom na mira da Câmara

Deputados de oposição ao governo Lula apresentaram requerimentos de informação para esclarecer casos de interferência da primeira-dama

Deputados de oposição ao governo Lula apresentaram requerimentos de informação ao ministro da Secom, Paulo Pimenta, para esclarecer casos de interferência da primeira-dama, Janja, na comunicação institucional do Palácio do Planalto.

Como temos mostrado, Janja trava uma disputa pelo controle da Secom e partiu dela, por exemplo, a estratégia de comunicação de Lula quando ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em dezembro.

“Janja frequentemente se manifesta sobre temas relacionados à imagem do governo e que suas opiniões são levadas em consideração na formulação de políticas públicas de comunicação. Apesar de não ocupar um cargo formal na estrutura governamental, sua proximidade com o presidente e seu suposto envolvimento em questões institucionais despertam preocupações sobre o respeito aos princípios constitucionais de impessoalidade e moralidade administrativa”, afirma o deputado Marcos Pollon (PL-MS) no requerimento de informação.

Outro parlamentar que questionou esse tipo de interferência da primeira-dama foi o Delegado Caveira (PL-PA).

“É fundamental que a gestão pública, em todas as suas esferas, siga os princípios constitucionais da legalidade, publicidade, impessoalidade e eficiência. Nesse sentido, questionamentos sobre o funcionamento e a autonomia da Secom, bem como sua eventual fragmentação ou existência de núcleos paralelos, precisam ser elucidados para assegurar a transparência e a integridade administrativa”, declarou o parlamentar.

Como mostramos, desde o ano passado, a primeira-dama tenta ao máximo impor a sua visão de comunicação institucional tanto a Pimenta quanto a outros integrantes do governo, como o secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual, Ricardo Stuckert.

Conforme apurou O Antagonista, Stuckert tem defendido um maior contato do presidente Lula com a população durante os eventos oficiais. Também é dele a ideia de que Lula possa falar mais com veículos de imprensa, inclusive os menos alinhados ao governo federal. Janja é contra as duas ideias. Na visão dela, isso iria expor excessivamente o chefe do Poder Executivo.

O ANTAGONISTA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes