Dois suspeitos de crimes de roubo de veículos foram presos pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), da Polícia Judiciária Civil, na quinta-feira (23.11), nas proximidades do bairro Praeirinho, em Cuiabá. A prisão dos suspeitos teve o reforço da Polícia Militar.
Rosival da Silva Almeida, 27, e Caio Andreonni Lima Locatelli, 21, foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo majorado, adulteração de sinal de veículo automotor, tentativa de homicídio e associação criminosa. Uma arma de fogo e um veículo Ford Ecosport, roubado no dia anterior, quarta-feira (21), foram apreendidos.
Os suspeitos trafegavam na Ecosport prata, em atitude suspeita, quando foram avistados por um investigador de polícia, em uma motocicleta. O policial estranhou a situação e notou que o veículo, ocupado por três pessoas, aparentava estar com sinais de adulteração.
O policial, lotado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, fez o acompanhamento do automóvel pelos bairros Pedregal, Jardim Leblon, Poção, Jardim Petrópolis, Califórnia, Shangri-lá. Em seguida, solicitou apoio de policiais civis e militares para realização da abordagem.
No entanto, ao perceber o monitoramento do motoqueiro o condutor parou o veículo, desceu e efetuou tiros de arma de fogo em direção ao policial. Ele conseguiu fazer o retorno para não ser atingido pelos disparos. Mesmo perdendo o veículo de vista, logo depois, o policial novamente visualizou a Ecosport, tentou atropelar a motocicleta.
As equipes chegaram para dar apoio e procederam com o cerco. Porém, ao perceber a bloqueio policial o condutor da Ecosport fez a manobra conhecida como “cavalo de pau”, e os ocupantes desceram correndo e disparando contra os policiais civis e militares.
Durante a perseguição a pé, dois suspeitos foram presos e o terceiro conseguiu fugir. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, com numeração suprimida, um rádio comunicador na frequência da polícia e uma capa de aparelho bloqueador de rastreador. Diante do flagrante, os detidos admitiram que estavam prontos para praticar novo assalto. Eles faziam levantamentos para escolher a próxima vítima.
Conduzidos à Delegacia, Rosival e Caio foram interrogados e autuados em flagrante delito. Rosival é reincidente em crimes e experientes em roubos de veículos.
As investigações continuam com objetivo de identificar e prender o terceiro integrante do grupo criminoso.