sexta-feira, 10/01/2025
InícioSaúdeCrianças nem sempre são uma bênção para suas mães, revela estudo

Crianças nem sempre são uma bênção para suas mães, revela estudo

As mães que afirmam, com pesar, que seus filhos vão mandá-las para o túmulo prematuramente podem estar mais perto da verdade do que pensam, segundo os resultados de um estudo publicado nesta segunda-feira.

A concepção freqüente e os rigores da criação dos filhos afetam em grande medida a saúde e a expectativa de vida das mães, inclusive colocando em risco o bem-estar dos filhos menores.

O estudo se baseou em informações coletadas por mórmons americanos durante o século XIX, segundo as quais a sobrevivência das pessoas corre risco quando têm vários filhos, sobretudo as mulheres, afirmaram pesquisadores austríacos do Instituto de Etologia Konrad Lorenz de Viena.

O estudo sugere que as últimas crianças nascidas de uma mãe que tenha tido várias gestações são menos robustos que seus irmãos mais velhos, e inclusive podem não chegar à idade adulta.

Os pesquisadores usaram para sua análise a informação de 21.000 casais do estado de Utah que se casaram entre 1860 e 1895 e tiveram uma média de 9 filhos e 16 netos.

Eles descobriram que a taxa de sobrevivência das mulheres diminuiu à medida que aumentou o número de filhos, provavelmente porque as gestações eram muito seguidas, algo que segundo outros estudos representa um risco maior de doenças e morte.

Da mesma forma, o estudo revelou que o último filho de uma longa cadeia de concepções tem muito menos chances de passar dos 18 anos que seus irmãos, e que as perspectivas para os mais jovens era particularmente sombria em uma família com 12 ou mais filhos.

str/kd/mvv
US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes