A economia mundial está se recuperando com mais força que o esperado e a taxa de crescimento em 2010 deve superar a previsão de 3%, afirmou Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), nesta quarta-feira. Porém, ele disse que a recuperação é desigual e que várias regiões estão se recuperando em um ritmo variado.
Mesmo que a recuperação na maioria das economias avançadas deva continuar lenta e dependente de auxílio governamental, a perspectiva para as economias emergentes é consideravelmente melhor, disse Strauss-Kahn em comentários para um discurso no Fórum Financeiro Asiático.
Ele disse que a recuperação está sendo conduzida pela Ásia entre os mercados emergentes, devido à resiliência da demanda doméstica, à sólida estrutura econômica e à rápida resposta à crise.
O crescimento na região asiática, exceto no Japão, excederá 7% em 2010, disse Strauss-Kahn.
“Isso significa que muitas economias do mercado emergente poderão retirar as medidas de auxílio à crise mais cedo que as economias avançadas, com aperto monetário geralmente antecedendo o aperto fiscal”, disse ele.