De acordo com o Diário do Poder, a investigação irá se concentrar em como essas entidades potencialmente exploram moradores de rua
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, cuja instalação está prevista para a próxima quarta-feira (14), tem como objetivo investigar organizações sem fins lucrativos que, alegadamente, utilizam a miséria para benefício político. A investigação irá se concentrar em como essas entidades potencialmente exploram moradores de rua, muitos dos quais já se encontram em extrema pobreza, enquanto simultaneamente obstruem iniciativas de políticas públicas voltadas para o socorro social. A fonte dessas informações é a Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
As ONGs em questão chegaram a recorrer à Justiça no início deste ano para evitar que a prefeitura de São Paulo pudesse oferecer abrigo adequado, higiene e alimentação para os moradores de rua.
Recentemente, vereadores do Psol abstiveram-se de votar em um programa destinado à construção de moradias para a população extremamente pobre, numa atitude que parece demonstrar indiferença à situação.
Em outro caso, quatro ONGs estão buscando uma indenização de R$ 500 milhões em resposta a um incidente em que um homem foi amarrado pelas mãos e pés. No entanto, nenhuma parte da indenização solicitada seria destinada à vítima desse ato violento.