domingo, 22/12/2024
InícioPolíticaCPI da Câmara dos Deputados irá vistoriar presídios de MT

CPI da Câmara dos Deputados irá vistoriar presídios de MT

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário Brasileiro, da Câmara dos Deputados, vêm a Cuiabá realizar vistoria nas Unidades Prisionais Regionais Pascoal Ramos e Ana Maria do Couto May (Feminina).

A missão da CPI é investigar a realidade do sistema carcerário brasileiro – com destaque para a superlotação dos presídios, custos sócio-econômicos desses estabelecimentos, a permanência de encarcerados que já cumpriram pena, a violência dentro das instituições do sistema carcerário, a corrupção e o crime organizado, e suas ramificações nos presídios.

O grupo tentará buscar soluções para o efetivo cumprimento da lei de execuções penais. A visita foi comunicada por ofício ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), juntamente com detalhamento do roteiro, as autoridades em trânsito e atividades – incluídas tomadas de depoimentos.

“Vamos analisar – juntamente com as autoridades locais – as condições físicas (dos complexos a serem inspecionados), condições de gestão, de lotação e no tocante ao cumprimento dos preceitos inscritos na Lei de Execução Penal”, disse o presidente da CPI, deputado federal Neucimar Fraga (PR do Espírito Santo).

A comitiva tem previsão para desembarque no Aeroporto Marechal Rondon – Várzea Grande entre 08h30 e 09hs (fuso-horário local) desta quinta-feira (13). Neucimar Fraga também solicitou a liberação do Plenário da Assembléia Legislativa para que a comissão realize uma audiência pública para tomada dos depoimentos.

O presidente da CPI salientou que é firme o propósito da Câmara dos Deputados contribuir com propostas e idéias “inovadoras” para o aperfeiçoamento do Sistema Carcerário Brasileiro. “O sistema pede socorro e exige ações urgentes para evitar que o caos – hoje restrito a alguns estados – seja uma realidade nacional”, disse o parlamentar federal.

“Além de se colocarem à disposição para os trabalhos da CPI do Sistema Carcerário, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso e seus parlamentares estarão engajados – a partir de agora – nesse movimento nacional pela depuração e o aprimoramento do sistema carcerário do nosso país”, afirmou Sérgio Ricardo.

Além do seu presidente, integram a CPI os deputados Valtenir Pereira (PSB de Mato Grosso) e Luciana Costa – PR de São Paulo, e o relator, deputado Domingos Dutra – do PT do Maranhão. Também viaja a Cuiabá o diretor do Departamento Penitenciário Federal, Wilson Salles Damásio.

Entre os “servidores de apoio” que fazem parte da comitiva estão o delegado da Polícia Federal, Geovane Veras Pessoa, e o engenheiro e perito da Polícia Civil de Brasília, Nathaniel Bloomfield.

A programação da CPI inclui – durante a audiência pública, a partir das 15 horas desta 5ª feira – a tomada de depoimentos das autoridades a seguir:

DRª SELMA ROSANE SANTOS ARRUDA, Juíza da Vara de Execuções Penais;
DRª ELISANA SGLES VODNOS, Promotora da Vara de Execuções Penais;
DR. PAULO PRADO, Promotor de Justiça de Mato Grosso;
DRª HELYODORA CAROLINE ALMEIDA ROTINI, Defensora Pública-Geral de Mato Grosso;
DR. MARCOS RONDON SILVA, Defensor Público da Vara de Execuções Penais;
DR. CARLOS BRITO DE LIMA, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso;
DR. JOSÉ CARLOS DE FREITAS, Diretor da UNIDADE PRISIONAL REGIONAL PASCOAL RAMOS;
DRª DINALVA ORIEDE SILVA SOUZA, Diretora da UNIDADE PRISIONAL REGIONAL FEMININA ANA MARIA DO COUTO MAY;
Representante da Pastoral Carcerária;
DR. DAVI CUEBAS, Presidente do Centro de Apoio e Liberdade Assistida – CALA; e
DR. FRANCISCO ANIS FAYAD, Presidente da Seccional da OAB de Mato Grosso.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes