A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o segundo “arrastão” contra a dengue, em 2010, no bairro CPA III, na próxima sexta-feira (22-01). Desde as 8h, toda a equipe que integra o movimento “Cuiabá: todos contra a dengue” estará no bairro, na intensificação do combate a doença que tem atingido níveis preocupantes em todo o estado de Mato Grosso.
A ação será realizada em três etapas. Pela manhã, os agentes de saúde ambiental vão percorrer todas as residências do bairro, fazendo a coleta e o tratamento químico dos reservatórios de água, além da distribuição de material orientativo. Logo em seguida entram em ação as equipes de borrifação, serviço que estende até o final do período vespertino. Ao final dos trabalhos, a SMS divulga os números do “arrastão” na feira livre do CPA III.
A coordenadora do Programa de Dengue da SMS, Alessandra Carvalho, observa que o planejamento das ações está sendo feito a partir dos índices da doença em Cuiabá. “O CPA III foi escolhido em função de um Índice de Infestação Predial (LI) alto e registros de casos de dengue. É fundamental que a comunidade abra as portas para receber nossos agentes e façam o dever de casa”, ressaltou Carvalho.
Em 2009, segundo dados da SMS, o LI do CPA III ficou em 2,2, com 289 casos da doença confirmados. Trabalhando para acabar com os focos de dengue e mudar a realidade da região, cerca de 120 servidores municipais estão envolvidos no “arrastão”, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) e Secretaria Municipal de Infra-estrutura (Seminfe).
“Contamos com a colaboração da Smades, por conta da ação nos terrenos baldios e residências abandonadas. A Seminfe vai atuar na eliminação dos bolsões de lixo do bairro e também nas adjacências”, explicou a coordenadora do Programa da Dengue.
Jardim Imperial — O primeiro “arrastão” foi realizado no bairro Jardim Imperial, no último dia 15 de janeiro, quando foi constatado um Índice de Infestação Predial (LI) de 2,9, preconizado como estado de alerta pelo Ministério da Saúde. Na oportunidade, mais de 80 agentes de saúde ambiental visitaram 100% dos imóveis dos bairros durante a manhã. Do total de 1.373 imóveis visitados, 40 apresentaram larvas do mosquito transmissor da dengue.
Entre estes, a maioria absoluta dos focos, 38, foram encontrados nas casas dos moradores. Os outros dois imóveis que apresentaram larvas foram um terreno baldio e um ponto estratégico (local propício ao acúmulo de água, como ferro velho, borracharia, praça, etc.).
Distrito do Aguaçu — Ontem (19-01), agentes de saúde ambiental da SMS estiveram no Distrito do Aguaçu, realizando todo o trabalho de controle da dengue, com visitas domiciliares e tratamento químico. Também na próxima sexta-feira e no sábado (23-01), a subprefeitura do Distrito dá continuidade às ações de combate a doença, realizando um grande mutirão.
O sub-prefeito pediu o envolvimento do povo do Aguaçu no mutirão contra a dengue, que prevê o envolvimento de oito pessoas da sub-prefeitura e 10 pessoas do PSF numa ação concentrada de coleta de lixo como forma de prevenir a doença.