A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em parceria com a Associação Criança Feliz (Acrife), de Cuiabá, implantou o projeto Cozinha Experimental de Soja. O objetivo é incluir alimentos à base do grão no cardápio diário de famílias atendidas pela Acrife, localizada no bairro Sucuri. Até o fim do ano, serão realizadas seis aulas de culinária para mulheres de oito bairros carentes da capital. A Aprosoja-MT também vai distribuir bebida à base de soja para as crianças da região.
A primeira oficina de culinária foi realizada no final de agosto, na sede da Acrife. Os próximos encontros ocorrerão mensalmente, e também serão oferecidos no centro comunitário do bairro Sucuri.
Para o projeto Cozinha Experimental, a Aprosoja-MT fornece todos os ingredientes necessários para que as mulheres da comunidade possam aprender a fazer novos pratos. “A proteína de soja é mais nutritiva que a da carne. Além disso, a matéria-prima à base de soja está muito mais barata e fácil de encontrar”, enfatizou a nutricionista e coordenadora da Acrife, Laura Guimarães.
De acordo com a supervisora de projetos da Aprosoja-MT, Tuka Martins, o projeto Cozinha Experimental de Soja tem como intenção ensinar receitas fáceis, baratas e nutritivas para famílias carentes. “Por muito tempo, as receitas com soja eram feitas de forma errada, sem cozinhar o grão, por exemplo. Isso fazia surgir um pouco de rejeição, porque não ficava no ponto ideal. Com esse projeto, queremos mostrar como é fácil e gostoso preparar receitas à base de soja”, enfatizou.
Cerca de 70 crianças da escola municipal Hilda Caetano e outras 120 que são atendidas na sede da Acrife passarão a reeber bebida de soja pelo projeto “Soja é Vida”, do Programa Agrosolidário, da Aprosoja-MT. "São vários sabores que podem ser servidos como suco, picolé e até geladinho. É um ingrediente que dá para fazer várias receitas nutritivas, tanto com leite como com água”, afirmou Tuka.
A união de forças entre as duas associações também vai permitir um acompanhamento nutricional detalhado das crianças que vão passar a tomar a bebida de soja regularmente. “Vamos pesar os alunos antes de começarem a consumir a bebida, e no final do ano vamos repetir o procedimento para comparar os avanços nutricionais”, destacou Laura Guimarães.
Atualmente, o Agrosolidário atende 7 mil pessoas, divididas entre 54 entidades tais como Apaes, creches, asilos e Cras, em todo o estado de Mato Grosso.
Acrife – Com a missão de combater a desnutrição infantil e oferecer atendimento médico, odontológico e cuidados assistenciais às crianças e suas famílias, a Acrife é uma organização sem fins lucrativos (OSCIP) que atende moradores dos bairros Sucuri, Bandeira, Colorado, Novo Tempo, Residencial Sucuri, Ribeirão do Lipa, Ribeirão da Ponte e Parque Amperco. A organização oferece também sala de reforço escolar, aulas de informática e oficinas de artes plásticas.