A partir de hoje, os Correios recebem inscrições para o Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios. Elas podem ser feitas por pessoas jurídicas até 19 de setembro no site da empresa (www.correios.com.br). A seleção abrange projetos dos segmentos Artes Cênicas – Dança, Artes Cênicas – Teatro, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual e Música, com realização entre julho de 2014 e dezembro de 2015.
A novidade deste processo de seleção é a total informatização. Todas as etapas são feitas digitalmente, sem necessidade de envio dos projetos em meio físico, visando a redução do uso de papel e a preservação do meio ambiente — na última seleção, os Correios receberam a inscrição de mais de 2 mil projetos. Foram destinados R$ 35 milhões para a seleção — sendo 10% reservado para propostas de proponentes que se autodeclarem pretos e pardos, de acordo com definição do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O resultado será divulgado em março de 2014 no Diário Oficial da União e no site dos Correios (www.correios.com.br). O edital completo e mais informações estão disponíveis em www.correios.com.br/patrocinio >> Publicidade e Patrocínio >> Patrocínio Cultural >> Área cultural.
Com o patrocínio, os Correios fortalecem e divulgam a cultura brasileira, cumprindo seu papel como empresa pública. A seleção de projetos é feita por meio de editais públicos desde 2004, dando transparência à destinação dos recursos por meio de regras e critérios claros e objetivos para análise e escolha das propostas, além de possibilitar o acesso democrático de produtores e grupos a patrocínios da estatal.
Unidades culturais — Hoje (1º de agosto) é o último dia para inscrições de projetos a serem realizados nas unidades culturais dos Correios: Centros Culturais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador; Espaços Culturais de Fortaleza e Juiz de Fora; e Museu Nacional dos Correios em Brasília. Mais informações em www.correios.com.br/patrocinio >> Publicidade e Patrocínio >> Patrocínio Cultural >> Unidades Culturais.