A derrota para o Grêmio neste domingo, no Estádio Olímpico, aumentou para nove o número de insucessos consecutivos do Corinthians fora de casa na atual temporada. A equipe comandada pelo técnico Mano Menezes não tem o gosto de vencer longe do Pacaembu desde o triunfo por 3 a 1 sobre o Santos, na Vila Belmiro, em 26 de abril, ainda pela primeira partida da final do Campeonato Paulista.
De lá até este domingo, passaram-se 77 dias e nove oportunidades em que a equipe jogou fora de casa e retornou à capital paulista com no máximo um empate na bagagem. Pelo Campeonato Brasileiro, foram dois empates e três derrotas, ao passo que na Copa do Brasil o time acumulou três empates e apenas um revés. Principal “carrasco”, o Atlético-PR derrotou o Corinthians nas duas competições.
Especialmente na Copa do Brasil, o Timão pôde aproveitar a fórmula de disputa para, no Pacaembu, avançar de fase e chegar ao tricampeonato da competição. Contra Atlético-PR, Fluminense e Vasco, a equipe garantiu a classificação à fase seguinte pelos bons resultados dentro de casa. Na final não foi diferente: venceu o Internacional no Pacaembu no jogo de ida e empatou o segundo no Beira-Rio.
No Brasileirão, o Corinthians ocupa a oitava posição da tabela, com dez pontos conquistados. Enquanto suas quatro vitórias foram todas dentro de casa, o time tem três derrotas como visitante (e uma como mandante, na estreia, para o Internacional). A falta de equilíbrio já foi alvo de crítica de Mano, que em tom de brincadeira disse ver a equipe mal acostumada com o sistema de disputa da Copa do Brasil.
IGEsp