Se Botafogo e Corinthians tivessem se enfrentado quando mandava a tabela original do Campeonato Brasileiro, dia 23 de junho, o duelo teria reunido os líderes da competição: os cariocas faziam campanha irrepreensível e os paulistas, além de invictos, ostentavam a melhor defesa.
O adiamento da partida para esta quarta-feira, em virtude da disputa dos Jogos Pan-Americanos, foi pior para o Corinthians, que acumulou problemas dentro e fora de campo, caiu na competição e depende de um triunfo sobre o rival, às 20h30, no Maracanã, para se afirmar na competição.
“Precisamos buscar o resultado fora de casa. Se conseguirmos, vamos ficar a um ponto de alguns times que são considerados candidatos ao título”, observa o técnico Paulo César Carpegiani, que pode ver seu time pular até para o 12.º lugar. “Há vários times que brigam para chegar entre os quatro melhores.”
Mesmo se subir na tabela, o treinador não se empolga, pois considera que o desempenho do time foi apenas razoável na primeira metade da competição. “Começamos bem, mas caímos, o que é normal numa equipe jovem”, comenta. “Ainda podemos melhorar muito.”
O jogo também inicia uma verdadeira maratona de confrontos entre os times, que se enfrentarão quatro vezes em pouco mais de um mês: serão mais dois jogos pela Copa Sul-Americana (dias 22 de agosto e 19 de setembro) e um pelo Brasileiro (16 de setembro).
Problemas
O triunfo por 2 a 1 sobre o Grêmio, no domingo, tranqüilizou o ambiente no elenco corintiano, mas Paulo Cezar Carpegiani ainda tenta resolver os problemas de suspensão e contusão, especialmente na defesa: não terá o zagueiro Zelão, advertido com o terceiro cartão amarelo, e o lateral Carlão, com lesão no joelho. O que tem obrigado o treinador a fazer constantes mudanças no time.
“Precisamos ter um time com segurança defensiva para buscar os resultados”, analisa o treinador. “Estamos sofrendo com a perda de jogadores: enquanto algumas equipes reclamam que não podem contar com seis ou sete atletas, aqui, quando não tenho um ou dois, já é um grande problema”, compara Carpegiani.
Vitória para encostar
Derrotar o Corinthians para se manter na cola do São Paulo, líder isolado do Campeonato Brasileiro. Esse é o pensamento do Botafogo para essa partida. Sem vencer há três rodadas, a equipe carioca precisa reagir logo se quiser lutar pelo título da competição.
“Não podemos ficar lamentando os erros de arbitragem que nos prejudicam. Temos que passar por cima de tudo. Ainda estamos na briga pelo troféu de campeão”, declarou o volante Túlio, que retorna de suspensão, a exemplo do lateral-esquerdo Luciano Almeida, do meia Lúcio Flávio e do zagueiro Juninho.
Em contrapartida, o técnico Cuca não poderá contar com o atacante André Lima, vice-artilheiro do Brasileiro, com 11 gols, e o zagueiro Renato Silva, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
BOTAFOGO x CORINTHIANS
Botafogo – Marcos Leandro; Alessandro, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Túlio, Leandro Guerreiro, Joilson e Lúcio Flávio; Jorge Henrique e Dodô. Técnico: Cuca.
Corinthians – Felipe; Cadu, Fábio Ferreira, Nilton (Wellington) e Edson; Bruno Octávio, Vampeta, Gustavo Nery e William; Arce e Finazzi. Técnico: Paulo Cezar Carpegiani.
Árbitro – Clever Assunção Gonçalves (MG).
Horário – 20h30.
Estádio – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).