A Coreia do Sul está pronta para fazer um ataque preventivo contra a Coreia do Norte caso apareçam sinais de uso iminente de armas nucleares pelo país. A informação foi dada nesta segunda-feira (10) pelo representante do Ministério da Defesa da República da Coreia, Mun San Gun.
Segundo a agência Yonhap, que cita Mun San Gun, a Coreia do Sul "poderá realizar um ataque preventivo baseando-se no direito à autodefesa".
LEIA TAMBÉM: Minoria cristã 'garimpa lixo' em busca de ascensão social no Egito
O anúncio é feito no início das manobras navais conjuntas das marinhas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos – Invincible Spirit 2016 –, que ocorrem ao longo de toda a extensão da costa sul-coreana, no Mar Amarelo, Mar do Japão e perto da ilha de Jeju. Espera-se que os exercícios conjuntos sirvam de alerta para a Coreia do Norte.
No dia 9 de setembro, apesar da proibição por parte do Conselho de Segurança, a Coreia do Norte fez seu quinto teste nuclear, considerado o maior da história do país, com potência equivalente a 10 toneladas de explosivos. Todos os três mísseis lançados caíram na zona econômica exclusiva do Japão, o que foi avaliado como uma ameaça direta para a segurança do país.
*Com informações da Agência Brasil