sábado, 05/10/2024
InícioMundoCoréia do Sul e Japão aplaudem resolução da ONU sobre Coréia do...

Coréia do Sul e Japão aplaudem resolução da ONU sobre Coréia do Norte

“Apoiamos e acolhemos favoravelmente a resolução do Conselho de Segurança (da ONU) de 6 de outubro”, diz em comunicado o Ministério sul-coreano de Relações Exteriores.

“Insistimos uma vez mais em afirmar que a Coréia do Norte será completamente responsável de todas as consequências se efetuar um teste nuclear”, acrescenta o comunicado.

Na terça-feira, Pyongyang ameaçou realizar um teste nuclear sem confirmar a data.

Seul já avisou que, se a Coréia do Norte fizer o teste, será obrigado a suspender seu programa de ajuda humanitária, do qual Pyongyang depende em grande medida.

“A Coréia do Norte deve abandonar seu projeto de teste nuclear e voltar sem condições e imediatamente à mesa de negociações”, insiste o comunicado.

Em meio ao clima de tensão, tropas sul-coreanas dispararam tiros de advertência depois que cinco soldados norte-coreanos cruzaram neste sábado a fronteira, disseram as autoridades militares.

“Os soldados norte-coreanos cruzaram a linha fronteiriça militar e avançaram cerca de 30 metros em território controlado pelo sul. Eles se retiraram depois de que nossas tropas dispararam tiros de advertência”, disse à AFP um oficial do Estado-Maior Conjunto.

O Conselho de Segurança da ONU adotou nesta sexta-feira uma resolução não-vinculante em que ressalta que “se Coréia do Norte ignorar as determinações da comunidade internacional, o Conselho de Segurança atuará segundo suas responsabilidades formuladas na Carta das Nações Unidas”.

A declaração exige que a Coréia do Norte “retome imediatamente e sem condições as negociações a seis”, pelas quais Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Japão e Rússia querem dissuadir Pyongyang de suas ambições nucleares.

O ministro japonês das Relações Exteriores, Taro Aso, felicitou neste sábado a ONU por aprovar uma declaração advertindo a Coréia do Norte sobre um possível teste nuclear, e afirmou que “medidas severas” esperam por Pyongyang se a prova for realizada.

“O Japão acolhe de forma favorável a declaração do presidente do Conselho de Segurança (…), que comunica sua profunda preocupação” diante da ameaça lançada na terça-feira passada por Pyongyang de que fará um teste nuclear em breve”, disse Aso em um comunicado.

“Com base na declaração (da ONU), o Japão apela à Coréia do Norte a não realizar o teste nuclear”, acrescentou o chefe da diplomacia japonesa.

“Se a Coréia do Norte realizar um teste nuclear, apesar da preocupação manifestada de forma conjunta pela comunidade internacional, o Japão acredita que o Conselho de Segurança deva adotar rapidamente uma resolução que inclua severas medidas”.

A Casa Branca, por sua vez, disse que um eventual teste nuclear norte-coreano seria um ato “hostil”, “incendiário” e “inaceitável”, mas recusou comentar a possibilidade de o teste ser realizado neste fim de semana, como sugeriu o vice-ministro japonês de Exteriores, Shotaro Yachi.

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

catorze + 13 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes