quinta-feira, 07/11/2024
InícioMundoCoreia do Norte recusa apoio econômico da Coreia do Sul em troca...

Coreia do Norte recusa apoio econômico da Coreia do Sul em troca de desarmamento

Irmã do líder norte-coreano fez diversas críticas ao país vizinho e à proposta de desnuclearização

A irmã do líder norte-coreano, Kim Yo-Jong, rejeitou categoricamente nesta sexta-feira, 19, a oferta de ajuda econômica em troca de desarmamento proposta esta semana pelo presidente sul-coreano, Yoon Suk-Yeol, a quem desqualificou e cuja proposta chamou de “absurda”. “Mesmo antes de ponderar a ‘política em relação ao Norte’ das autoridades sul-coreanas, podemos dizer que não gostamos do próprio Yoon Suk-Yeol”, escreveu a irmã de Kim Jong-un em comunicado publicado hoje pela agência de notícias “KCNA”. Kim Yo-jong, vice-diretora do departamento de propaganda do partido único da Coreia do Norte, disse ainda que o regime nunca “se sentará frente a frente com ele” qualquer que seja a oferta que faça. As palavras da irmã do líder norte-coreano são divulgadas quatro dias depois de Yoon Suk-Yeol propor um plano de assistência econômica que ele mesmo descreveu como ousado e que prometia à Coreia do Norte um programa faseado de assistência alimentar, apoio econômico e investimento em infraestrutura caso o regime optasse pela desnuclearização.

“Cães, sejam filhotes ou adultos, sempre latem, e o mesmo pode ser dito sobre aquele que detém o título de ‘presidente’”, declarou Kim Yo-jong sobre Yoon, cujo plano considerou idêntico ao proposto por Lee Myung-Bak, ex-presidente conservadora da Coreia do Sul que governou de 2008 a 2013. Após a reaproximação entre Pyongyang, Seul e Washington entre 2018 e 2019 durante o mandato do liberal Moon Jae-in em Seul, Kim Yo-jong pareceu garantir hoje que nenhuma situação semelhante se repetirá sob o atual governo conservador do Sul. “O malandro que fala de um ‘plano ousado’ hoje e organiza exercícios militares contra o Norte no dia seguinte não é outro senão o ‘gênio’ de Yoon Suk-yeol”, criticou Kim, referindo-se aos exercícios conjuntos que serão retomados por Washington e Seul em território sul-coreano na próxima segunda-feira, pela primeira vez desde 2018.

Após o fracasso da cúpula de Hanói em 2019 e com Pyongyang completamente isolado do exterior desde o início da pandemia, o regime embarcou em um plano de modernização de armas ao qual os aliados estão respondendo com planos para aumentar a implantação de ativos militares na península. Pyongyang também completou os preparativos para seu primeiro teste nuclear em cinco anos, e Seul e Washington reafirmaram nesta semana sua intenção de responder enviando recursos estratégicos dos EUA para a região caso o Exército norte-coreano realize o teste.

*Com informações da EFE-JovemPan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes