quinta-feira, 09/01/2025
InícioMundoCoreia do Norte diz que novo míssil lançado pode atingir qualquer área...

Coreia do Norte diz que novo míssil lançado pode atingir qualquer área dos EUA

governo da Coreia do Norte divulgou que o míssil lançado na manhã desta quarta-feira (horário local, noite de terça-feira em Brasília) pode atingir qualquer parte do território dos Estados Unidos.

Em um anúncio especial na TV estatal da Coreia do Norte , o regime informou que o teste realizado com o míssil balístico intercontinental foi bem-sucedido e que o “Hwasong-15” seria uma versão atualizada do “ICBMs” que foi lançado em julho deste ano.

Na mensagem anunciada horas depois do lançamento, a apresentadora Ri Chun-hee citou algumas aspas do presidente do país, Kim Jong-un, que teria afirmado: “agora, nós finalmente entendemos a grande causa histórica ao aperfeiçoar a força nuclear estatal, a causa de construir um foguete”.

Kim Jong-un teria assistido ao lançamento realizado em um subúrbio da capital Pyongyang. A agência de notícias oficial norte-coreana “KCNA” disse que o míssil é mais sofisticado que qualquer outro antes testado no país e que foi capaz de carregar uma “enorme e pesada ogiva nuclear”. 

As informações sobre o novo lançamento norte-coreano ainda não foram verificadas, mas especialistas têm esperado que o país demonstrasse que possui todo o território norte-americano sob ‘sua mira e alcance’ – o que seria um desenvolvimento para fortalecer seu papel durante as negociações com Washington (sobre seu programa de armas nucleares).

Contudo, Pyongyang ainda não provou que tem, realmente, a capacidade de unir uma ogiva nuclear “miniaturizada” com um míssil balístico de longo alcance, e de enviá-lo em uma trajetória que atinja os Estados Unidos.

Repercussão

A Coreia do Sul e o Japão condenaram o governo de Kim Jong-un pelo mais novo lançamento que caiu no mar, em área próxima ao território japonês. A ação vem para trazer ainda mais tensão na península coreana – e, claro, entre os governos dos países envolvidos.

Somente em 2017, Pyongyang já lançou 20 mísseis balísticos , com pelo menos três sendo bem-sucedidos – depois de dois ICBMs no mês de julho. O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, expressou preocupação em torno da segurança regional, e de que a ação do país vizinho gere uma “espiral fora de controle”, levando os EUA a considerar realizar um “ataque preventivo”.

Pelo Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a liberação de financiamento para a área de segurança do país, após a confirmação de que o míssil chegou nas proximidades do Japão. "Depois do lançamento dos mísseis da Coreia do Norte, é mais importante do que nunca financiar nossos militares", escreve. Os EUA, o Japão e a Coreia do Sul pediram ao conselho uma reunião de emergência, mas até a noite de ontem, o local e o horário ainda não tinham sido divulgados.  No entanto, o encontro deve acontecer hoje (29). 

 *Com informações do jornal 'The Guardian' e Agência Brasil

Link deste artigo: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2017-

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes