Começou ontem e segue hohe dia 18 de dezembro, às 17h, o grupo lança documentário e site com acervo em celebração à agenda cultural dos 50 anos da UFMT
Em 2020, o Coral UFMT comemora 40 anos de existência lançando um documentário e um site, com o acervo e memórias do coro, contando a sua história no cenário artístico-cultural de Cuiabá, Mato Grosso e em participações em festivais em outros países. O público poderá acessar os conteúdos nas redes sociais do grupo e na plataforma digital especialmente dedicada ao acervo. O documentário estreia dia 17, quinta-feira, e o site com o acervo no dia 18 de dezembro, sexta-feira, ambos às 17h.
A maestrina e diretora artística do Coral UFMT, Dorit Kolling, que está à frente do coro há 30 anos, reforça a importância dessas ações.
“O Coral UFMT tem um importante papel social, artístico e cultural para Cuiabá e Mato Grosso, uma vez que acompanhou toda a evolução da sociedade cuiabana e sempre esteve presente em importantes acontecimentos da cidade. Essas duas ações culminam na consolidação de tudo o que o Coral já produziu e cantou, inclusive, fora do país”, relembra.
O documentário “C@ntando o Coral UFMT: vozes que inspiram” foi produzido por Lohaine Lohmann e Ana Lia Rodrigues para mostrar a transformação do grupo ao longo desses 40 anos contadas por quem esteve presente desde o primeiro dia, além de contar a importância do Coral UFMT para a universidade e para o cenário artístico-cultural estadual. As entrevistas aconteceram com os coralistas, servidores e regentes que atualmente fazem parte do coro.
“O filme documental acompanha alguns dos momentos mais marcantes e emocionantes dessas quatro décadas, e a importância do Coral UFMT, não só para a comunidade acadêmica como para a sociedade como um todo, que há 40 anos desenvolve um trabalho artístico, inclusivo, social e democrático para a população cuiabana”.
O documentário pode ser assistido no canal oficial do Coral no YouTube e da TV Universidade nesta quinta-feira (17), às 17h.
Já o projeto “Acervo e Memórias” foi coordenado pela servidora do Coral e também doutora em história, Silbene Perassolo. Ela informa que a montagem do acervo é um projeto antigo e que foi oportunizado neste ano em celebração aos 40 anos do Coral e os 50 da UFMT. A população pode acessar o site do acervo a partir desta sexta-feira (18), a partir das 17h.
“A proposta de criação do banco de dados do acervo histórico do Coral UFMT não surgiu recentemente, mas foi realizado de forma simplista de salvaguardar o acervo do Coral UFMT, mas que agora pode ser profissionalizado com a formação e preparação de uma equipe especialmente formada para atuar neste projeto”.
As ações fazem parte da agenda em celebração do cinquentenário da UFMT.