quinta-feira, 21/11/2024
InícioCidadeCoordenadores em V.G discutem propostas do ciclo de alfabetização para 2008

Coordenadores em V.G discutem propostas do ciclo de alfabetização para 2008

A secretaria de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG) já começou a discutir com as escolas municipais, estratégias e desafios do ano letivo de 2008 – que começa hoje segunda-feira (03.03). Nesta semana, 62 coordenadores das unidades de ensino participaram da primeira reunião anual com a equipe da secretaria que coordena o Ciclo Básico de Alfabetização
Cidadã (CBAC) – sigla que corresponde ao processo educacional dos três primeiros anos escolares, atendendo alunos de seis a oito anos de idade.

Segundo uma das coordenadoras do CBAC, Ivânia Pereira Midon, o principal tema tratado no encontro foi a proposta de padronização dos conteúdos ensinados no ciclo para todas as escolas.

“Dessa maneira, todos os estudantes da rede municipal que cursam alfabetização estudaram os mesmos conteúdos disciplinares. Isso deverá diminuir a disparidade do perfil dos alunos, que – conforme o diagnóstico que fizemos do ano passado – foi muito diferente de uma escola para outra”, explica a coordenadora.

A proposta, elaborada pela equipe do CBAC, será enviada às escolas para apreciação e sugestões. Se a aprovada, a medida deve entrar em vigor ainda este ano.

Pelo relatório feito pela Smec/VG sobre os resultados do ciclo em 2007, também foi verificado que o maior problema de alfabetização na rede de ensino de Várzea Grande está no segundo ano. O levantamento constatou que
88% dos alunos desta série permaneceram no perfil de entrada, ou seja, não evoluíram o nível de escolarização de quando ingressaram.

Ivânia destacou que isso aconteceu porque os alunos estavam saindo do primeiro ano do CBAC já com o nível alfabético – que seria o perfil
necessário a uma criança da segunda série. “Infelizmente, por causa disso os
professores deixaram de trabalhar a evolução dos estudantes, que deveriam ter alcançado o grau convencional, que corresponde ao domínio ou iniciação da produção de textos”, justificou a coordenadora. Em função disso, a secretaria de Educação decidiu alterar o perfil de saída dos alunos cursantes do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã.

Foram discutidos ainda outros cinco temas no primeiro encontro do CBAC Várzea Grande, que foi realizado no auditório do Centro de Educação
Profissional em Artes (Abrassa). Além das reuniões realizada.

bimestralmente, a equipe da Smec/VG fará quatro visitas anuais às escolas, para orientar o planejamento de ações do ciclo e observar o ambiente onde estão sendo desenvolvidas as atividades.

*PROVINHA BRASIL* – Durante o encontro, os coordenadores das escolas
municipais conheceram o novo programa do ministério da Educação (MEC) – a
“Provinha Brasil”. Por meio de aplicação de provas, serão avaliados os
alunos do segundo ano do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã – ação que
terá, a princípio, caráter diagnóstico para identificar antecipadamente os
problemas na alfabetização dos estudantes, corrigindo-os em tempo hábil. A
primeira etapa do Provinha Brasil será realizada em abril deste ano, ficando
para novembro a segunda fase.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes