Mais de 3,3 milhões de contribuintes receberão o crédito bancário referente ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda. O pagamento também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.
A consulta foi aberta na semana passada. O valor liberado para os 3.360.917 cidadãos será de R$ 5 bilhões. Desse total, R$ 1,625 bilhão é destinado a contribuintes com prioridade: idosos acima de 80 anos, brasileiros entre 60 anos e 79 anos, portadores de alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e ainda aos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Para saber se teve a declaração liberada, o cidadão deve acessar a página da Receita, ou ligar para o Receitafone, no número 146. A Receita oferece, ainda, aplicativos para tablets e smartphones para consulta à declaração e à situação cadastral do CPF.
Caso o contribuinte não faça o resgate em um ano, deverá realizar requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. Se o valor não for creditado, o contato deverá ser feito pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil ou pela Central de Atendimento.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da Receita Federal