sábado, 21/12/2024
InícioCidadeContinuam abertas inscrições para novos feirantes de Cuiabá

Continuam abertas inscrições para novos feirantes de Cuiabá

Estão abertas as inscrições para novos feirantes. Elas podem ser feitas na Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Cuiabá, no horário das 12 às 18 horas, no 6º andar do Palácio Alencastro, sede do Poder Executivo. Para efetuar a inscrição, basta levar documentos pessoais. Inicialmente foram abertas 500 vagas para as 49 feiras livres existentes no Município. Nessa primeira etapa, conforme o coordenador do projeto “Gente Boa” de feiras livres, Oderly Xaxim, são recebidas apenas as inscrições para que, num segundo momento, os candidatos a feirantes possam reunir os requisitos necessários para comprovar aptidão para a função.

A pretensão da Prefeitura de Cuiabá é organizar um banco de dados para verificar quais os ramos de atividade há excesso e quais há falta nas feiras livres. Xaxim exemplifica ao dizer que o ramo de calçados e confecções é que detêm maior quantidade nas feiras livres, visto que não se trata de um bem perecível. Por outro lado, há falta de atividades como a piscicultura nas feiras livres. “As inscrições podem ser feitas para qualquer feira livre de Cuiabá. A instalação do feirante vai depender da necessidade das feiras e das vagas ociosas”, reforça.

O recadastramento realizado anteriormente mostrou que Cuiabá tem pelo menos 960 feirantes. “Com a abertura das inscrições, nossa expectativa é que o número de feirantes suba para 1,5 mil em Cuiabá”, destaca o coordenador. Pela legislação municipal, cada feira livre precisa ter pelo menos 100 pontos de venda com boxes (bancas) com tamanho de 4 metros quadrados (2 x 2). Por conta da Lei de Permissão, Uso e Ocupação do Solo os feirantes necessitam fazer o recolhimento de um tributo específico para essa atividade no valor R$ 7,20 por box padrão.

“O tributo não só permitirá um gerenciamento mais eficaz das feiras, como permitirá ao poder público oferecer um espaço mais apropriado para feirantes e consumidores”, avalia.
Xaxim esclarece que as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de agosto. Após esse período, os feirantes terão que passar por cursos de qualificação oferecidos pela própria Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Entre os setores que operam nas feiras livres estão: calçados e confecções, carnes, frutas, verduras e hortaliças, perfumaria, cosméticos, brinquedos, artesanato e lanchonete. Nesta terça-feira (27), em virtude do jogo Brasil x Gana, partida válida pelas oitavas de final na Copa do Mundo 2006, na Alemanha, excepcionalmente, a secretaria não receberá inscrições para novos feirantes. Para informações relativas ao recadastramento o telefone é o 3051-9059.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes