Vinte e seis detentos conseguiram fugir da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (212 km ao Sul), após criminosos explodirem o muro do local com dinamites, na madrugada desta sexta-feira (10). Os presidiários estavam no Raio 3 e escaparam por um buraco de aproximadamente 4 metros feito no muro da unidade prisional.
Conforme a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a fuga aconteceu por volta de 1h30. De um matagal próximo ao presídio, outros criminosos que davam apoio na fuga passaram a atirar nas torres de vigia.
Toda ação foi combinada entre os detentos e os bandidos do lado de fora, usando aparelhos celulares.
Ainda conforme a Sejudh, os detentos serraram a grade de uma das celas do raio 3 e o alambrado que divide o local perto do muro. A explosão foi causada por artefatos presos em uma bicicleta, que foi encostada na muralha e acionada a distância.
Conforme a Polícia Militar de Rondonópolis, cinco envolvidos foram capturados ainda nesta madrugada, alguns davam apoio na fuga.
Eles estavam com duas pistolas e uma espingarda calibre 12, todas carregadas, usadas para atirar nos agentes durante a fuga.
O presídio tem atualmente 1,3 mil detentos, sendo que comporta 828. As buscas continuam na região para encontrar os fugitivos.
Com RepórterMT