A Associação Matogrossense de Deficientes – AMDE e o Fórum permanente de defesa da pessoa com deficiência e a Secretária de Trabalho Emprego e Cidadania e Assistência Social – Setecs, afirma a toda a comunidade sobre a posse dos novos conselheiros do Conede – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com deficiência, que aconteceu ontem no auditório da secretaria estadual de administração – SAD, no centro político administrativo.
A lei 8.534 de 31 de julho de 2006 cria o conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O conselho tem como principal objetivo criar políticas públicas que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência em nosso estado, nas mais diversas áreas saúde, educação, transporte e mercado de trabalho.
A implantação do conselho permite viabilizar recursos da união, iniciativa privada e entidades internacionais, como ONGS.
“Com a instalação do conselho daremos um grande passo para a inclusão do deficiente na sociedade e aumentarmos a participação deles no mercado de trabalho em Mato Grosso” disse Mário Lúcio Guimarães de Jesus Presidente da AMDE.
Entidades Tomaram posse no Conselho:
Entidades Governamentais
Secretária de Infra – Estrutura;
Secretária de Estado de Cultura;
Secretária Estadual de Justiça e Segurança Pública;
Secretária Estadual de Esporte e Lazer;
Secretária Estadual de Educação;
Secretária Estadual de Saúde;
Secretária Estadual de Trabalho Emprego e Cidadania e Assistência Social.
Entidade Não Governamentais
AMDE – Associação Matogrossense de Deficientes;
FCD – Fraternidade Cristã de Doentes Deficientes;
Federação das APAES;
Federação das Pestalozzi;
AMC – Associação Matogrossense dos Cegos;
Associação Síndrome de Down;
Associação da Espinha Bífida
Conselho Regional de Serviço Social 20 Região