Após muitas especulações e polêmicas, a Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) confirmou na noite desta segunda-feira a desistência do Chivas e do San Luis, ambos times mexicanos, da Copa Libertadores da América desta temporada. Com a decisão, a entidade oficializou a passagem automática do São Paulo às quartas-de-final da competição.
Sem a necessidade de entrar em campo, o Tricolor paulista garantiu vaga entre as oito melhores equipes do continente e poderá confrontar um compatriota na próxima fase. Justamente porque o adversário do São Paulo sairá do duelo entre o Cruzeiro e Universidad do Chile.
Na primeira partida, disputada em Santiago, o Cruzeiro venceu por 2 a 1 e recebe os rivais nesta quinta-feira para definir o adversário do atual tricampeão brasileiro nas quartas.
A entidade definiu a passagem do Tricolor do Morumbi à próxima fase depois de receber na tarde desta segunda-feira um comunicado oficial da FMF (Federação Mexicana de Futebol), confirmando a desistência dois dois clubes da competição sul-americana. Contudo, as duas equipes já haviam afirmado que não disputariam os jogos sob as condições impostas pela Conmebol, retirando os jogos do país devido à gripe suína que assolou a região.
Além do São Paulo, o Nacional, do Uruguai, também avançou às quartas de final sem a necessidade de entrar em campo, já que enfrentaria o San Luis. Com a passagem à próxima fase, o clube de Montevidéu terá pela frente uma equipe brasileira, pois encarará o vencedor do duelo entre Sport e Palmeiras.
IGESP