O Projeto Interagir patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental atua na região noroeste de Mato Grosso e usa a mandioca em diversos cultivos, inclusive para reflorestamento de áreas degradadas e também no beneficiamento da raiz por agricultores familiares para obtenção da farinha. Ao reunir o conhecimento científico e a sabedoria de povos indígenas e agricultores familiares que trabalham em conjunto no Projeto Interagir, listamos abaixo alguns dos principais benefícios da mandioca para a sua saúde:
1. Combate à desnutrição: No Brasil, é mais comum o consumo da raiz da mandioca. Mas, na Nigéria, país que lidera a produção mundial de mandioca, aproveita-se também as folhas da planta, por serem ricas em proteínas e ajudarem a combater a desnutrição.
2. Previne o stress: Por ser muito rica em carboidratos, a mandioca aumenta bastante os níveis de serotonina que é um neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar.
3. A mandioca é fonte energética: Quando perguntaram ao pai do campeão mundial Usain Bolt qual era o segredo do filho super-rápido ele respondeu sem pensar: a mandioca. E isso não é mito, a mandioca por conter ferro, carboidratos e vitaminas do complexo B é uma fonte de energia ideal pra quem pratica atividades físicas.
4. Previne o câncer: A mandioca é tão importante para consumidores e agricultores brasileiros que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) possui uma unidade na Bahia que desenvolve somente pesquisas com a planta. Lá eles descobriam recentemente que algumas variedades conhecidas como “preta” e “rosada” são capazes de prevenir o câncer de próstata.
5. Não contém glúten: Você deve estar acostumado a ver essa mensagem nas embalagens de produtos alimentícios dos supermercados. Ela se destina principalmente a pessoas com doenças celíacas, aquelas que possuem bastante sensibilidade ao glúten, encontrado em muitos cereais, inclusive no trigo. Por não conter glúten, o amido e a farinha de mandioca além dos demais derivados são um conjunto importante de alimentos substitutos pra quem sofre desse tipo de doença.
6. Ossos fortes: O cálcio é outro componente importante da mandioca, porque ele ajuda na prevenção e no combate a osteoporose, auxiliando na saúde de seus ossos.
7. Tem manganês! A mandioca é riquíssima em manganês. O manganês é uma substância que melhora o funcionamento mental dos indivíduos e a digestão dos alimentos. No entanto, o manganês é disponível em pequenas quantidades em outros alimentos e menos ainda nos chamados fast foods.
8. Pele lisa: A mandioca possui vitamina C, uma vitamina que além de aumentar a resistência do sistema imunológico contribui para a saúde da pele.
9. Ajuda a emagrecer: Por não possuir gorduras nem proteínas em sua raiz, a mandioca é um alimento muito usado em dietas e serve como alternativa a outros mais gordurosos.
10. Auxilia no trânsito intestinal: Por ser fonte de fibras vegetais, a mandioca é ideal pra quem sofre de prisão de ventre e para quem tem o intestino desregulado, principalmente se for preparada cozida.
Fonte:ForestComunicação