A gestão das infrações de trânsito passou a ser executada diretamente pela administração da cidade em 2018
Autos de infrações aplicados a partir de outubro de 2018 já podem ser consultados por meio do Radar. O sistema permite que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tenha acesso aos bancos de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), proporcionando maior eficiência e segurança no acesso e no acompanhamento das notificações.
Isso porque a gestão das infrações de trânsito passou a ser executada diretamente pela administração da cidade em 2018. “É importante destacar o aumento na agilidade de processos e consultas de dados de condutores e de veículos de qualquer estado” afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Além disso, o Radar exibe todas as notificações detalhadas dos veículos cadastrados, na tela ou arquivo que poderá ser impresso; permite o usuário indicar o real infrator daquela notificação e solicitar o documento com código de barras da infração ou apenas copiar o código para pagamento.
O Radar completou dois anos em janeiro de 2019 e já é utilizado em cidades como Brasília, Fortaleza (CE), Joinville (SC), São José dos Campos (SP), Sinop (MT), Boa Vista (RR), Farroupilha (RS) e outras.
Confira abaixo 8 vantagens da adoção do sistema para o cidadão:
1- geração de boletos complementares (casos em que o pagamento de uma multa é feito a menor).
2- integração nativa com o SNE, possibilitando ao órgão a visualização da adesão de uma multa ao desconto oferecido.
3- possibilidade de consulta à base nacional de CNHs e Veículos por parte dos agentes que utilizam o talonário.
4- gestão de Editais de Notificação
5- Validador Cognitivo de Infrações (VCIT), ferramenta que ajuda o órgão autuador a automatizar a validação das infrações capturadas por equipamentos eletrônicos de fiscalização.
6- possibilidade de autuação com o Talonário Eletrônico por todos os órgãos que contratam o Radar, sem a limitação por número de usuários habilitados.
7- possibilidade de consulta de CNH e Veículos 24×7, com o talonário eletrônico, algo importante porque a maioria dos agentes que utilizam talonários sofre com indisponibilidade de consultas durante a madrugada.
8- encurtamento do ciclo de vida de uma infração de trânsito, desde o cometimento até o pagamento e baixa de pagamento da multa na base nacional.