quinta-feira, 07/11/2024
InícioEconomiaConheça as dez atitudes que podem sabotar seu sucesso

Conheça as dez atitudes que podem sabotar seu sucesso

Para o presidente da Heinz, Bernardo Hees, trabalho e ética são ingredientes fundamentais para uma carreira de sucesso. “Se você tiver trabalho e ética dificilmente não vai realizar uma coisa grande para sua vida. Trabalhe realmente duro e com ética e você vai bastante longe”, afirmou Hees, em uma entrevista ao portal Na Prática. Ainda que muitos executivos saibam que dedicação e respeito são imprescindíveis em qualquer ambiente de trabalho, outros comportamentos, se recorrentes, atrapalham sua caminhada em direção ao sucesso.

Leia também:
Dez aplicativos que ajudam a melhorar a produtividade no trabalho 
Os quatro deslizes dos líderes que querem ser influentes 

O Fórum Econômico Mundial, em colaboração com o LinkedIn, publicou um artigo com os pensamentos que costumam sabotar o sucesso de milhares de profissionais. Fazer falsas promessas, não assumir a responsabilidade de seus próprios erros, não aceitar ajuda e encontrar desculpas para não honrar os compromissos estão entre os exemplos de atitudes que podem minar uma carreira de sucesso. Confira a seguir a lista completa:

Quando uma pessoa promete fazer uma mudança, não significa que ela será capaz de colocar seus novos planos em prática no dia seguinte. Muitas vezes fazemos promessas que não conseguimos cumprir. Esta é a crença mais ilusória em ambientes de trabalho, porque faz com que tenhamos excesso de confiança em nossa capacidade de cumprir algumas metas.  

Quantas vezes recusamos a nos adaptar a uma nova situação porque simplesmente não queremos mudar nosso comportamento ou nossa personalidade? Esta é uma típica crença de pessoas teimosas.

Quando decidimos trabalhar sem parar, não estamos cansamos. Mas depois de longas horas de trabalho, ficamos completamente exaustos a um passo de jogar a toalha. Acreditar que somos incansáveis provoca esgotamento. 

As pessoas muitas vezes não prestam atenção em conselhos, porque acham que sabem ou que ouviram a mesma coisa em outros lugares. Mas há uma diferença entre saber e colocar em prática. Conhecer uma tarefa não garante que conseguiremos executá-la. Não à toa esta crença provoca confusão. 

Mesmo sabendo que nada é para sempre, ainda acreditamos na ideia de perfeição. Acreditamos que conseguiremos encontrar um trabalho perfeito apenas por meio de incansáveis esforços. Esta crença traz falta de esperança e pode fazer com que desistamos de nossos objetivos.

Acreditamos sem pensar duas vezes que a vida é encarregada de nos recompensar sempre que agimos de maneira correta. Mas quando descobrimos que a vida não é tão justa quanto parece, sentimos como se tivéssemos sido trapaceados. Desilusões trazem ressentimento. Acabamos nos convencendo de que tudo e todos estão contra nós e perdemos a vontade arriscar novas oportunidades.

Acreditamos que somos os únicos responsáveis por nossa felicidade e nosso sucesso e que as mudanças começam e terminam dentro de nós. Em outras palavras, acreditamos que nada é determinado pelas pessoas ao nosso redor. Esta crença provoca isolamento. Ela nos torna excessivamente orgulhosos, o que faz com que desprezemos a ajuda de outras pessoas e a ignoremos o valor de um ambiente de trabalho inspirador.

Ainda que digamos o contrário, imprevistos sempre acabam consumindo nossos esforços e prendendo nossa atenção. Quem está preparado para um pneu furado, um acidente ou um congestionamento inesperado? Não levar imprevistos em consideração pode alimentar falsas expectativas.

Em momentos de baixa autoestima, costumamos nos comparar com outra pessoa em pior situação. Concedemos a nós mesmos um passe livre por não sermos a pior pessoa do mundo. Esta crença é apenas uma desculpa para tirar a culpa de nossos ombros, diminuindo nosso senso de responsabilidade e provocando uma falsa sensação de imunidade. 

Hoje é meu aniversário, meu dia de folga ou a final do campeonato de futebol. Sempre encontramos uma desculpa para justificar a falta de comprometimento com alguma tarefa ou alguma meta. Esta atitutde traz uma inconsistente autoindulgência, fatal para mudanças no longo prazo. 

 

 

VEJA-Economia

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes