Começa nesta terça-feira (14.04), às 19h, no Cenarium Rural, a Conferência Estadual pelo Trabalho Decente, que vai discutir, durante os dias 15 e 16, a execução de ações para a redução dos índices de trabalho escravo, trabalho infantil e acidentes de trabalho com morte em Mato Grosso. Está confirmada a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, do governador Blairo Maggi, da diretora nacional da Organização Internacional do Trabalho, Laís Abramo, do presidente do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (FONSET) e secretário da Bahia, Nilton Vasconcelos, entre outras autoridades federais e estaduais envolvidas com o tema.
Ainda nesta terça-feira (14.04), às 14h30, no auditório da Secretaria de Estado de Administração (SAD), o secretário-adjunto de Assistência Social da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), José Rodrigues Rocha Júnior, em substituição legal à secretária Terezinha Maggi, juntamente com a diretora nacional da OIT, Laís Abramo, com o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (FONSET) e secretário da Bahia, Nilton Vasconcelos, e com o superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda, darão uma coletiva para a imprensa para apresentar dados relativos às estatísticas dos acidentes de trabalho e sobre os trabalhos escravo e infantil. Também serão apresentadas as ações propostas para a Agenda do Trabalho Decente.
A Agenda do Trabalho Decente é uma campanha da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que busca combater a pobreza, a desigualdade social e a fome. Mato Grosso é o segundo estado brasileiro a abraçar a iniciativa.
Em agosto de 2008, o governador Blairo Maggi deu posse ao Comitê Estadual do Trabalho Decente, composto por 12 secretarias com a missão de coordenar a Agenda do Trabalho Decente no Estado.
Esse comitê estabeleceu como prioridades a erradicação do trabalho infantil, do trabalho escravo e dos acidentes fatais no trabalho. Esses temas nortearão os debates da conferência que tem a tarefa de promover o reconhecimento do trabalho como cerne do desenvolvimento e da inclusão social.
Em março, o Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), realizou uma ampla discussão sobre a agenda do trabalho decente e lançou uma campanha de conscientização da sociedade, trabalhadores e empregadores.
PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA – Uma mesa-redonda sobre a crise econômica no Brasil e a Agenda do Trabalho Decente abrirá o evento, a partir das 19 horas. Dela participam, o governador Blairo Maggi, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a diretora nacional da Organização Internacional do Trabalho, Laís Abramo, o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (FONSET) e secretário da Bahia, Nilton Vasconcelos.
As ações para a redução dos índices de trabalho escravo e de trabalho infantil serão os temas do segundo dia do evento. Pela manhã, a discussão será coordenada por um representante da comissão nacional para a erradicação do trabalho escravo (CONATRAE).
Na quinta-feira (16.04), os acidentes de trabalho serão o assunto principal pela manhã e à tarde relatos de experiências inovadoras acompanham o lançamento da agenda de trabalho para Mato Grosso.
A conferência será das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas, no Cenarium Rural, situado no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá.