A concorrência do processo seletivo que oferece bolsas integrais de estudo em cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) é de 15,71 candidatos para cada vaga. Para esta avaliação, 1.729 pessoas inscreveram-se e irão disputar as 110 bolsas oferecidas nas habilitações técnicas de Segurança do Trabalho, Alimentos, Automação Industrial, Eletromecânica e Eletrotécnica. A prova será realizada em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Cáceres, no dia 21 de novembro.
Neste processo seletivo, o curso mais concorrido é Segurança do Trabalho, com 19,96 candidatos para cada vaga. Eletromecânica e Alimentos estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente, mas com pequena diferença na concorrência. Eletromecânica apresenta 13,4 concorrentes por bolsa e Alimentos, 13,25. Atrás destes dois está Automação Industrial, com 7,1 candidatos por vaga. E depois vem Eletrotécnica, com 6,1 concorrentes para cada bolsa.
No último processo seletivo, 1.230 pessoas concorreram às bolsas de estudo e, a cada avaliação semestral, o Senai-MT confirma a grande procura pelos cursos técnicos. ‘O número de inscritos em cada processo seletivo demonstra como o Senai-MT está alinhado com a demanda do mercado, já que as habilitações técnicas são oferecidas para que os cidadãos tenham oportunidade de qualificar-se e conseguir trabalho no setor industrial. E estamos conseguindo alcançar este objetivo, pois grande parte dos nossos alunos já saem da sala de aula empregados’, comenta a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Técnica e Tecnológica (Uetec), Eveline Pasqualin Souza.
As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 21 de novembro, das 9h às 12h, e terão 30 questões de múltipla escolha. A avaliação terá questões sobre conhecimentos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contendo conteúdos relacionados à língua portuguesa, conhecimentos gerais e atualidades, física, química, biologia e matemática. Vale lembrar que, no caso dos cursos de Segurança do Trabalho e Automação Industrial, haverá ainda perguntas com foco em Tecnologias da Informação para identificação de pré-requisitos.
A avaliação será aplicada nas unidades do Senai-MT onde são oferecidos os cursos com bolsas disponíveis e os portões serão abertos às 8h. ‘É importante chegar cedo, pois os portões serão fechados às 8h50. Depois deste horário, será proibida a entrada de candidatos’, explica Eveline. A divulgação do gabarito oficial será no dia 07 de dezembro, a partir das 14h, nos murais das unidades do Senai-MT e no site da instituição (www.senaimt.com.br). Mais informações também pelos telefones: Senai-Cuiabá (65) 3612-1700, Senai-Várzea Grande (65) 3688-1200, Senai-Rondonópolis (66) 3421-1366, Senai-Sinop (66) 3531- 2062 e Senai-Cáceres (65)3223 – 4033.