domingo, 22/12/2024
InícioGeralCOMPORTAMENTOS CANINOS EXPLICADOS PELA CIÊNCIA

COMPORTAMENTOS CANINOS EXPLICADOS PELA CIÊNCIA

Mas o que muitos de nós não sabíamos é que esses comportamentos 

Comportamentos caninos explicados pela ciência

Todos os donos de cães simplesmente se derretem quando veem seus animais de estimação sonhando enquanto dormem, inclinando a cabeça para o lado quando ouve você falar ou correndo freneticamente pela casa após o banho. Mas o que muitos de nós não sabíamos é que esses comportamentos que achamos tão fofos, na verdade têm um propósito. Confira agora Comportamentos caninos explicados pela ciência.

1. Perseguindo o próprio rabo

Comportamentos caninos explicados pela ciência

Alguns cães tem predisposição genética a comportamentos compulsivos, e perseguir o rabo é um deles. Quanto a isso, não tem solução uma solução específica já que o animal nasceu com isso. A melhor opção é consultar um veterinário.

A idade é outro fator que influencia bastante. Os filhotes, por exemplo, gostam de perseguir o rabo como forma de brincadeira. Já entre os idosos esses comportamento normalmente está relacionado a algum problema psicológico, como demência ou senilidade. 

Pets que não praticam exercícios físicos e brincadeiras tem tendência a ficarem entediados e com a energia acumulada. Uma das soluções que encontram para passar o tempo é correr atrás do rabo. Resolver esse problema é bem simples: leve seu cão para passear e brinque com ele por mais tempo. 

Correr atrás do rabo por causa de ansiedade normalmente se origina graças a um machucado ou irritação. No início, o animal persegue a cauda para acabar com o incômodo gerado pelo problema no corpo. Depois que se cura o comportamento não vai embora, pois está associado a uma sensação boa. O tratamento é bem mais difícil quando essa é a causa do problema. Passeios e brinquedos interativo com petiscos costumam ajudar. 

2. Lambendo seu rosto ou pés

Esta é uma das maneiras mais comuns dos cães expressarem amor e respeito por seus donos. Você provavelmente já ouviu falar antes que lamber é o equivalente a beijar em cães. Se o seu cachorro lamber seus pés, ele pode estar tentando sentir seu gosto, sua composição química e seu estado de saúde. Às vezes, o cão também faz isso apenas para atrair sua atenção.

3. Inclinando a cabeça para um lado

Comportamentos caninos explicados pela ciência

O cérebro dos cachorros é dividido em dois hemisférios, direito e esquerdo, assim como o dos seres humanos. O primeiro lado (direito) é o responsável pelo lado emocional, enquanto o outro (esquerdo) é ligado à linguagem, a razão. O estudo da universidade comprovou que os pets mexem a cabeça de acordo com a sensação transmitida na fala dos tutores. 

Nos momentos em que são elogiados, como quando faz algo correto ou recebe carinho, provavelmente a cabeça será inclinada para o lado esquerdo. Já quando não tem emoção na fala, a ausência de sentimentalismo é percebida pelo animal, então irá virar a cabeça para o lado direito. Essa reação também é uma forma de deixar o ouvido esquerdo mais atento às instruções do dono.

4. Ficar animado para pegar a bola

Passar um tempo com seu cachorro e brincar de coisas que você sabe que ele gosta significa muito para ele. Além de divertido, pegar a bola e trazê-la de volta é uma forma de dar um “presente” e de agradá-lo.

5. Sacudir um brinquedo

Comportamentos caninos explicados pela ciência

Como você provavelmente já sabe, os cães são parentes distantes dos lobos. Por conta disso, eles acabaram herdando algumas de suas reações. O brinquedo de um cachorro pode ser entendido como uma espécie de presa, ou seja, sacudir o brinquedo vigorosamente é uma reação automática que resta de seus instintos de caça. No entanto, a maioria dos cães só faz isso por diversão.

6. Esfregando o rosto

Os cães usam as patas dianteiras para limpar o rosto quando estão tendo problemas de alergia, especialmente se sentirem coceira. Observe que, se você recompensar seu cão ao fazer isso, pode ter certeza de que ele repetirá a ação com mais frequência. Também é um sinal de submissão para com outros animais ou seus donos.

7. Correr pela casa depois de tomar banho

Comportamentos caninos explicados pela ciência

1. Para se enxugar – Uma das teorias é de que o cachorro está tentando se secar mais rápido, porque não se sente confortável molhado. Então correr do banheiro e se esfregar no tapete da sala ou na sua cama é uma ótima maneira de acelerar esse processo. Afinal, quem precisa de toalha quando temos sofás e cobertores?

2. Conseguir seu cheiro “original” de volta – Nós adoramos aquele cheirinho de xampu, mas os cachorros nem sempre concordam com isso. Então rolar na grama, no carpete ou no chão é uma maneira dos cães conseguirem seu odor “original” de volta. Resumindo: eles preferem aquele cheirinho de sujeira do que de limpeza.

3. Alívio – Aqueles cães que não gostam de banho costumam ficar muito empolgados porque se sentem aliviados que esse “terrível momento” acabou.

8. Virando-se em círculos antes de deitar

Como mencionamos anteriormente, os cães são parentes distantes dos lobos. Girar várias vezes em seu próprio eixo é a maneira de verificar os arredores e ter certeza de que nada perigoso está esperando para pular e pegá-los de surpresa.

Claro, no caso de cães domésticos, essa é apenas uma reação hereditária. Além de ser uma forma de testar as águas e garantir que o novo local da soneca seja confortável o suficiente para dormir.

  Hiper Interessante.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes