Neste sábado (1º/07), 16 operadores de turismo de Goiânia (GO) visitam o município de Nobres (distante a 140 Km de Cuiabá). Eles estão em Mato Grosso a convite da Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMTDET). A comitiva goiana participa até domingo (2/07) de um famtour (familiarização turística), cujo roteiro é “Centro Geodésico da América do Sul e Pantanal”, por várias regiões turísticas da baixada cuiabana. O famtuor é desdobramento do lançamento da campanha promocional “Cuiabá – Portas Abertas”, uma parceria entre o Município e iniciativa privada.
Nobres fica estrategicamente localizada em uma área de floresta de transição, entre o cerrado e a Floresta Amazônica. Mais exatamente em uma área conhecida como Província Serrana, sendo considerada uma região divisora de águas, entre as bacias Amazônica e Platina. Além disso, como é típico em regiões ricas em calcário (mineral), o município está todo cortado por rios e lagoas de água extremamente cristalinas, habitat natural de diversas espécies de peixes e plantas. Em Nobres, o turista encontra um ambiente propício para a prática do mergulho e flutuação.
O roteiro do famtour tem flutuação no Rio Salobra e Aquário Encantado, observação no Rio Estivado e almoço. À noite, os operadores são convidados especiais da Prefeitura Municipal de Cuiabá para apresentação folclórica e visita à Festa de São Benedito, seguido de jantar com o melhor da culinária regional. No domingo , a comitiva participa de um city tour em Cuiabá pelo Centro Histórico e Centro Geodésico da América do Sul seguido de traslado hotel/aeroporto e embarque previsto para as 17 horas.
Conforme o diretor de turismo da SMTDET, Jaime Yasuo Okamura, toda programação do roteiro apresentado durante o famtour será comercializado pelos operadores turísticos do Brasil. Isso quer dizer que a partir de agora, os operadores de Goiânia também fazem parte desta rede, implementando mais ainda o fluxo turístico de Goiânia e Brasília. “A partir do próximo semestre, os parceiros envolvidos com o roteiro esperam implementar o fluxo de Goiás para Cuiabá em torno de 15%. Essas ações e parcerias deverão ser ampliadas a partir dos interesses dos empresários do setor”, avisa Okamura.
O diretor de Turismo da SMTDET narra que a campanha promocional foi lançada no mês de março em Cuiabá e, em maio, na capital goiana. O famtour é resultado de uma parceria do Município com Confiança Turismo, TAM e o Hotel Deville. Para tanto, a Prefeitura de Cuiabá deverá fomentar os lançamentos da Campanha “Cuiabá – Portas Abertas” e do roteiro “Cuiabá Centro Geodésico da América do Sul e Pantanal”, a partir do segundo semestre em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, São José do Rio Claro e Campinas (SP) – em parceria com a TAM e operadores interessados – e no interior do Estado (nortão), Rondônia – parceria com a Cruiser e a Rede de Hotéis Mato Grosso. A expectativa com esta e outras ações – com o famtour voltado para jornalistas especializados em turismo – a Prefeitura de Cuiabá aposta que fluxo turístico em Cuiabá para 2007 deva superar o volume aos últimos cinco anos.
Outras informações